Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32064
Title: O papel da inovação na indústria portuguesa de calçado: estão as empresas portuguesas preparadas para um futuro verde?
Author: Costa, Jorge Miguel Oliveira da
Advisor: Oliveira, Manuel Au-Yong
Keywords: Processo de inovação
Inovação incremental
Inovação aberta
Indústria de calçado
Sustentabilidade
Inovação ecológica
Green washing
Defense Date: 26-Jul-2021
Abstract: A indústria portuguesa de calçado possui uma posição de destaque no mercado internacional, revelando uma forte orientação para a exportação. Todavia, nos últimos anos, a produção de calçado tem caminhado em direção aos países asiáticos, que devido aos seus reduzidos custos de mão-de-obra, tornaram-se muito aliciantes para as grandes marcas internacionais de calçado. Adicionalmente, as alterações climáticas e a consciencialização ambiental dos consumidores depositam nas empresas do setor do calçado uma pressão extra para produtos e processos sustentáveis. Caso não se adapte a estas mudanças, a indústria portuguesa de calçado ficará numa posição desfavorável face ao novo consumidor “verde”. Por conseguinte, sendo a inovação uma via para o crescimento económico e conquista de mercado, este estudo tem como objetivos: averiguar a forma como as empresas portuguesas de calçado inovam consoante as necessidades ambientais e, também, entender os seus processos de inovação, bem como a importância que lhes é depositada. A metodologia seguida assenta numa pesquisa qualitativa de natureza exploratória, sendo que a estratégia de investigação tem como base um caso de estudo do setor suportado por entrevistas semiestruturadas conduzidas junto de 14 empresas de calçado – até se chegar à saturação dos dados. Existem poucas análises científicas e qualitativas sobre a indústria portuguesa de calçado, e nenhuma sobre a sustentabilidade e/ou inovação ecológica no setor, pelo que o presente estudo vem preencher uma lacuna na literatura. Os resultados das entrevistas são esclarecedores quanto à forma como as empresas de calçado encaram e gerem os seus processos de inovação. As inovações produzidas nas empresas de calçado são, maioritariamente, incrementais, mas englobam de igual modo processos e produtos. Embora as empresas envolvidas no estudo se satisfaçam com a inovação incremental, menos arriscada e menos dispendiosa, a literatura enuncia que seria preferível apostar também na inovação radical. É notória a ideia de uma indústria que valoriza bastante novas tecnologias, exibindo um grande dinamismo e flexibilidade na capacidade de resposta, em parte, por causa da sua organização em clusters regionais e relações próximas entre fornecedores e produtores de calçado (inovação aberta). Problemas da indústria portuguesa de calçado incluem a baixa formação e o envelhecimento dos seus trabalhadores. Na vertente ambiental, apesar de alguns entraves quanto à inovação ecológica, as empresas de calçado demonstram um significativo empenho em aplicar normas de sustentabilidade e investir em equipamentos e mecanismos, de forma a garantir a redução do impacto ambiental das suas atividades laborais. Finalmente, é, ainda, revelado um problema que interfere bastante com o desenvolvimento de novos produtos - o green washing. Este fenómeno é exposto como uma prática difundida pela indústria que distorce a narrativa do calçado sustentável.
The Portuguese footwear industry has a prominent position in the international market, revealing a strong export orientation. However, in recent years, footwear production has moved towards Asian countries, which, due to their low labor costs, have become very attractive for the major international footwear brands. Additionally, climate change and consumer environmental awareness places additional pressure on companies in the footwear sector for sustainable products and processes. If it does not adapt to these changes, the Portuguese footwear industry will be in an unfavorable position facing the new “green” consumer. Therefore, as innovation is a path to economic growth and market acquisition, this study aims to: investigate how Portuguese footwear companies innovate according to environmental needs and also understand their innovation processes, as well as the importance placed on it. The methodology followed is based on qualitative research of an exploratory nature, and the research strategy is based on a case study of the sector supported by semi-structured interviews conducted with 14 footwear companies – until reaching data saturation. There are few scientific and qualitative analyzes on the Portuguese footwear industry, and none on sustainability and/or ecological innovation in the sector, so this study fills a gap in the literature. The results of the interviews clarify how footwear companies face and manage their innovation processes. Innovations produced by footwear companies are mostly incremental, but equally, encompass processes and products. Although the companies involved in the study are satisfied with incremental innovation, less risky, and less expensive, the literature states that it would be preferable to invest in radical innovation as well. The idea of an industry that highly values new technologies, exhibiting great dynamism and flexibility in responsiveness, is notorious, in part, because of its organization in regional clusters and close relationships between footwear suppliers and producers (open innovation). Problems in the Portuguese footwear industry include low training and aging of its workers. On the environmental front, despite some obstacles in terms of ecological innovation, footwear companies demonstrate a significant commitment to applying sustainability standards and investing in equipment and mechanisms, in order to ensure a reduction in the environmental impact of their work activities. Finally, it is also revealed a problem that interferes a lot with the development of new products - green washing. This phenomenon is exposed as a widespread practice by the industry that distorts the narrative of sustainable footwear.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32064
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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