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Title: Impactes da oferta de experiências de enoturismo nas comunidades locais: o caso da sub-região de Monção e Melgaço
Author: Fernandes, Diogo Sanches
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Keywords: Enoturismo
Experiência enoturística
Impactes do enoturismo
Comunidades rurais
Viticultura
Turismo
Alto Minho
Defense Date: 27-Jul-2021
Abstract: O presente trabalho permite mostrar a importância da oferta de experiências enoturísticas nas comunidades rurais vitivinícolas. A viticultura tem um lugar muito importante no património cultural das comunidades locais rurais e promove diversas atividades e produtos tradicionais. O enoturismo tem também impactes para as comunidades rurais. Existem muitos estudos que abordam os impactes económicos deste tipo de turismo, mas existe uma falta de estudos dos impactes nas áreas socioculturais e ambientais. Consequentemente, a questão principal da investigação desta dissertação é perceber os impactes que a oferta de experiências de enoturismo tem nas comunidades rurais vitivinícolas. O estudo empírico foi desenvolvido na sub-região de Monção e Melgaço, que abrange dois concelhos com comunidades rurais vitivinícolas e transfronteiriças da região do Alto Minho. De forma a obter dados para o estudo empírico foram entrevistadas diversas entidades que fornecem serviços de enoturismo, bem como outros membros da comunidade local. Na presente investigação foram identificados pelos entrevistados, principalmente os impactes positivos que esta atividade pode ter. Os principais impactes estão relacionados com benefícios para os agentes de enoturismo, a nível de visibilidade e marketing, proximidade com o cliente e atração de novos clientes. Para a população local os principais benefícios parecem ser a criação de emprego, atração de investimentos e fixação de populações. Apresenta-se também um conjunto de implicações para o desenvolvimento da atividade na sub-região em análise, que poderão ser eventualmente ser relevantes para outras zonas rurais, que se debatem com a falta de profissionalização do setor, falta de trabalho em rede, falta de inovação, fraca visão empreendedora, um tecido empresarial muito familiar e fraca organização da oferta de enoturismo. Sugere-se que, para promover um destino enoturístico de sucesso, se progrida no desenvolvimento de parcerias e sinergias entre os diversos agentes enoturísticos, criação de pacotes turísticos e na formação sobre a gestão do enoturismo. É também importante criar medidas para estimular a fixação dos jovens, fomentar a inovação e promover formações de vinho para o staff que trabalha em estabelecimentos de enoturismo ou de apoio ao enoturismo. A dissertação termina com a sugestão de pesquisas futuras relacionadas com a temática da dissertação.
This dissertation shows the importance of offering wine tourism experiences in rural communities with a strong wine culture. Viticulture has a very important place in the cultural heritage of local rural communities and promotes various traditional activities and products. Wine tourism also has impacts on rural communities. There are many studies that address the economic impacts of this type of tourism, but there is a lack of studies on the impacts in social, cultural and environmental areas. Consequently, the main objective of this dissertation is to understand what are the impacts that the offers of wine tourism experiences have on rural wine-growing communities. The empirical study was carried out in the sub-region of Monção and Melgaço, which are two municipalities with rural wine-growing culture communities and are located near the border with Galicia in the Alto Minho region. To obtain data for the empirical study, several entities that provide wine tourism services, as well as members of the local communities, were interviewed. During the study, the interviewees identified mainly the positive impacts that the wine tourism can have. The main impacts are related to benefits for wine tourism agents, mainly in terms of visibility and marketing, proximity to the customer and attraction of new customers. For the local population, the main benefits seem to be job creation, investment attraction and population fixation. It also shows a set of implications for the development of the activity in the subregion under analysis, which may eventually be relevant to other rural areas, which are struggling with the lack of professionalization in the sector, lack of networking, lack of innovation, lack of entrepreneurial vision, in a very familiar business fabric with a poor organization of the offer of wine tourism experiences. It is suggested that, in order to promote a successful wine tourism destination, progress should be made in the development of partnerships and synergies between the various wine tourism agents, creation of tourist packages and professional training to the economic agents on wine tourism management. It is also important to create incentives to encourage young people to stay in these rural communities, foster innovation and promote wine training for staff working in wine tourism establishments or those businesses that support the wine tourism experiences. The dissertation ends with suggestions for future research related to the theme of the dissertation.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32060
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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