Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32024
Title: | Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares |
Author: | Godoy, Andressa Jove |
Advisor: | Ramos, Ana Margarida |
Keywords: | Peritextos Livros para a infância Políticas educativas Metas curriculares |
Defense Date: | 20-Jul-2021 |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo caracterizar o percurso editorial do conjunto
de obras do corpus selecionado e analisar o impacto editorial recente,
decorrente da sua inserção na Lista de Obras e Textos de leitura obrigatória
ou sugerida das Metas Curriculares de Português do Ensino Básico para o
1.º Ciclo. Para isso, foram analisados os peritextos relativos ao formato,
dimensões, capa, contracapa, lombada e guardas de todas as edições
significativas de obras de autoria portuguesa dos gêneros conto de autor e
poesia da lista. A investigação foi realizada sob a metodologia de estudo de
caso e utilizou ferramentas de coleta de dados baseadas no modelo de
checklist. A partir da análise dos peritextos das 55 edições que compõem o
corpus, constatou-se que a implementação da política educativa gerou
tendências editoriais, como a criação de edições econômicas e escolares.
Identificaram-se também, nas edições mais recentes, influências estéticas
próprias do livro-álbum. This research aims to characterize the editorial trajectory of the set of works in the selected corpus and analyse the recent editorial impact resulting from its inclusion in the List of Works and Texts of mandatory or suggested reading of the Curriculum Goals of Portuguese from Basic Education at 1st Cycle. For this, the format, dimensions, covers and spine of all significant editions of Portuguese books of short story and poetry in the list were analysed. The investigation was carried out under the case study methodology and used a data collection tool based on the checklist model. From the analysis of the peritexts of the 55 volumes that make up the corpus, it was found that the implementation of the educational policy generated editorial trends, such as the creation of economic and school editions. It was also identified, in the most recent editions, aesthetic influences typical of the picturebook format. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32024 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Andressa_Godoy.pdf | 4.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.