Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32013
Title: Desenvolver a educação para a sustentabilidade ambiental na formação de futuros professores de matemática do 2º ciclo em Angola
Author: Amazonas, Paxe Nelson Cesareira de
Advisor: Neto, Maria Teresa Bixirão
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Keywords: Formação inicial de professores
Educação para sustentabilidade ambiental
CTS+I
Educação matemática realista
Intervenção didático-matemática
Defense Date: 27-May-2021
Abstract: Um dos objetivos do desenvolvimento sustentável para 2015-2030 é garantir a sustentabilidade ambiental através da proteção dos ecossistemas, e, nesse sentido, a legislação em Angola tem vindo a refletir preocupações com o meio ambiente. O reconhecimento de práticas de ensino da Matemática que favoreçam a Educação para a Sustentabilidade Ambiental (ESA) é considerado como uma competência necessária a desenvolver na formação inicial de professores. É nessa senda que o nosso estudo teve como objetivo geral desenvolver um programa de formação inicial de professores de Matemática do 2.º Ciclo de Ensino Secundário de Angola, que favoreça a ESA explorando a Educação Matemática Realista (EMR). O desenho e a implementação de uma intervenção didático-matemática, com o objetivo de favorecer a preservação do Centro Botânico do Kilombo, em Kwanza Norte-Angola, conjugaram esta intenção com práticas de ensino e formação teoricamente enquadradas na Educação Matemática Realista, apoiada pela linha de orientação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação (CTS+I) e assentes em temáticas centrais para a ESA. Os participantes da investigação eram estudantes/futuros professores da licenciatura em Ensino de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte. Trata-se de uma investigação com uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, o que permitiu organizar e interpretar os dados recolhidos através de notas de campo, inquéritos por questionário, observação direta e produções dos estudantes analisadas atráves dos indicadores constantes das grelhas de análise da Educação Matemática Realista e da Educação para a Sustentabilidade Ambiental. O desenho da intervenção didático-matemática contemplou duas fases com um total de vinte sete sessões presenciais incluindo os tópicos dos conteúdos abordados, metodologias utilizadas, objetivos de cada sessão, e materiais de apoio. Na primeira intervenção, apresentaram-se os conceitos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação, Educação Matemática Realista e Educação para Sustentabilidade Ambiental. As formulações dos problemas de contexto pelos estudantes desenvolveram-se em dois momentos, sendo que, num primeiro momento, os estudantes formularam e resolveram problemas de contexto do Kilombo, mas não conseguiram, de forma clara, explorar modelos matemáticos que permitissem fazer previsões e generalizar resultados; no segundo momento, melhoraram as suas formulações e procedimentos de resolução de problemas após discussões entre os grupos e com a orientação do professor investigador. A segunda intervenção serviu para aprofundar os conceitos sobre ESA e EMR, apresentou-se um exemplo de uma situação concreta do Centro Botânico do Kilombo, que lhes permitiu fazer previsões e generalizações do crescimento das espécies botânicas, modelando o problema com recurso a ferramenta GeoGebra. Os dados recolhidos mostram como os estudantes identificaram no Centro Botânico situações-problema que foram objeto de modelação matemática, em diversos tópicos, como Geometria, Funções, Álgebra, Cálculo e Estatística. Os resultados indicam evolução no desenvolvimento de conhecimentos e ações, que possibilitaram, na sala de aula e no quotidiano, resolver problemas de contexto, articulando questões de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, embora com algumas limitações identificadas no domínio das ações empreendidas. No final, sentimos que este estudo mostra seu potencial de contribuir para a construção do conhecimento na área de Educação para a Sustentabilidade Ambiental com vista a favorecer práticas e políticas de formação de professores, em Angola, no sentido de formar cidadãos informados e conscientes da inter-relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação com o apoio da Educação Matemática Realística.
One of the objectives of sustainable development for 2015-2030 is to guarantee environmental sustainability through the protection of ecosystems, and the legislation in Angola has been reflecting concerns about the environment. The recognition of mathematical practices favoring Education for Environmental Sustainability (EES) is considered as a necessary skill to be developed in pre-service teacher education. Therefore, our study aimed to develop a training program for mathematics future teachers to the 2nd cycle of secondary education in Angola, which favors EES exploring Realistic Mathematical Education (RME). The design and implementation of a didactic-mathematical intervention with the aim of promoting the preservation of the Kilombo Botanical Center, in Kwanza Norte - Angola, combined this intention with teaching and training practices theoretically framed in the Realistic Mathematical Education, supported by the line of Science, Technology, Society and Innovation (STS+I) and based on central themes for EES. The research participants were students/future teachers of the Mathematics Teaching degree at the Pedagogical Higher School of North Kwanza province. It is a research with a qualitative methodological approach, in a case study modality, which allowed to organize and interpret the data collected through field notes, questionnaire surveys, direct observation and the students' productions analyzed through the indicators spelled out in analysis grids of Realistic Mathematical Education and of Education for Environmental Sustainability. The design of the didactic-mathematical intervention included two phases with twenty-seven face-to-face sessions, including topics, methodologies, objectives of each session, and support materials. In the first intervention, the concepts of Science, Technology, Society and Innovation, Realistic Mathematical Education and Education for Environmental Sustainability were presented. The formulations of context problems by students were developed in two moments, and at first, students formulated and solved Kilombo context problems, but they were unable to clearly explore mathematical models that would allow them to make predictions and generalize results; in the second moment, they improved their formulations and problem solving procedures after discussions between the groups and with the guidance of the teacher-researcher. The second intervention served to deepen the concepts of EES and RME, presenting an example of a concrete situation at the Kilombo Botanical Center, which allowed them to make predictions and generalizations of the growth of botanical species, modeling the problem using the GeoGebra tool. The collected data show how the students identified problem situations in the Botanical Center that were object of mathematical modeling, in several topics, such as Geometry, Functions, Algebra, Calculus and Statistics. The results indicate an evolution in the development of knowledge and actions, which made possible to solve contextual problems in the classroom and in everyday life, articulating issues of Science, Technology, Society and Environment, although with some limitations identified in the domain of the actions undertaken. At the end, we feel that this study shows its potential to contribute for the construction of knowledge in the area of Education for Environmental Sustainability with a view to favoring teachers education practices and policies in Angola, in the sense of educate informed and aware citizens of the interrelationship between Science, Technology, Society and Innovation with the support of Realistic Mathematical Education.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32013
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Paxe_Amazonas.pdf9.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.