Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32004
Title: Supervisão colaborativa e trabalho docente: um estudo no grupo de educação especial
Author: Garcia, Augusta Leal da Costa Mota
Advisor: Andrade, Isabel
Machado, Jane do Carmo
Keywords: Educação inclusiva
Trabalho colaborativo
Colaboração
Supervisão colaborativa
Defense Date: 26-Jul-2021
Abstract: O presente estudo centra-se nas perceções de elementos do Departamento de Educação Especial, de um agrupamento de escolas do Distrito de Aveiro, tendo como objetivo principal analisar as perceções desses elementos sobre trabalho colaborativo e que relevância atribuem à supervisão colaborativa para a promoção de uma educação inclusiva. A abordagem à temática foi realizada tendo por base uma revisão da literatura sobre Educação Inclusiva, Colaboração e Supervisão. No estudo empírico, adoptou-se uma abordagem qualitativa e de tipo interpretativo, tendo-se recorrido à realização de Focus group, com dez participantes, cinco técnicos superiores e cinco docentes de educação especial. Para além dos focus groups realizou-se uma entrevista semi-estruturada à Coordenadora de departamento de educação especial, tendo todos os dados sido sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados põem em evidência o tipo de trabalho colaborativo e de supervisão desenvolvidos no agrupamento a que estes profissionais pertencem, permitindo perceber a necessidade de se implementar estratégias conducentes a mudanças, visando potenciar o que existe e minimizar as dificuldades apresentadas pelos profissionais. Este estudo pode servir para a implementação de estratégias de melhoria no sentido de criar uma educação cada vez mais inclusiva, que seja de Todos para Todos.
This study focuses on the perceptions of elements of the Department of Special Education, a grouping of schools of Aveiro’s District, whose main objective is to analyze the perceptions of these elements about collaborative work and what relevance they attribute to collaborative supervision for the promotion of an inclusive education. The approach to the theme is based on a review of the state-of-the-art on Inclusive Education, Collaboration and Supervision. In the empirical study, a qualitative and interpretative approach was adopted, having resorted to the realization of focus group, with ten participants, five senior technicians and five teachers of special education. In addition to the focus groups, a semi-structured interview was conducted with the coordinator of the special education department, and all data were subject to content analysis. The results highlight the type of collaborative and supervisory work developed in the grouping to which these professionals belong, allowing to perceive the need to implement strategies conducive to changes, in order to enhance what exists and minimize the difficulties presented by professionals. This study can serve to implement improvement strategies to create an increasingly inclusive education that is everyone for all.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32004
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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