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http://hdl.handle.net/10773/32004
Title: | Supervisão colaborativa e trabalho docente: um estudo no grupo de educação especial |
Author: | Garcia, Augusta Leal da Costa Mota |
Advisor: | Andrade, Isabel Machado, Jane do Carmo |
Keywords: | Educação inclusiva Trabalho colaborativo Colaboração Supervisão colaborativa |
Defense Date: | 26-Jul-2021 |
Abstract: | O presente estudo centra-se nas perceções de elementos do Departamento de
Educação Especial, de um agrupamento de escolas do Distrito de Aveiro, tendo
como objetivo principal analisar as perceções desses elementos sobre trabalho
colaborativo e que relevância atribuem à supervisão colaborativa para a
promoção de uma educação inclusiva.
A abordagem à temática foi realizada tendo por base uma revisão da literatura
sobre Educação Inclusiva, Colaboração e Supervisão. No estudo empírico,
adoptou-se uma abordagem qualitativa e de tipo interpretativo, tendo-se
recorrido à realização de Focus group, com dez participantes, cinco técnicos
superiores e cinco docentes de educação especial. Para além dos focus groups
realizou-se uma entrevista semi-estruturada à Coordenadora de departamento
de educação especial, tendo todos os dados sido sujeitos a análise de conteúdo.
Os resultados põem em evidência o tipo de trabalho colaborativo e de supervisão
desenvolvidos no agrupamento a que estes profissionais pertencem, permitindo
perceber a necessidade de se implementar estratégias conducentes a
mudanças, visando potenciar o que existe e minimizar as dificuldades
apresentadas pelos profissionais. Este estudo pode servir para a implementação
de estratégias de melhoria no sentido de criar uma educação cada vez mais
inclusiva, que seja de Todos para Todos. This study focuses on the perceptions of elements of the Department of Special Education, a grouping of schools of Aveiro’s District, whose main objective is to analyze the perceptions of these elements about collaborative work and what relevance they attribute to collaborative supervision for the promotion of an inclusive education. The approach to the theme is based on a review of the state-of-the-art on Inclusive Education, Collaboration and Supervision. In the empirical study, a qualitative and interpretative approach was adopted, having resorted to the realization of focus group, with ten participants, five senior technicians and five teachers of special education. In addition to the focus groups, a semi-structured interview was conducted with the coordinator of the special education department, and all data were subject to content analysis. The results highlight the type of collaborative and supervisory work developed in the grouping to which these professionals belong, allowing to perceive the need to implement strategies conducive to changes, in order to enhance what exists and minimize the difficulties presented by professionals. This study can serve to implement improvement strategies to create an increasingly inclusive education that is everyone for all. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32004 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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