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http://hdl.handle.net/10773/32003
Title: | Estilo do adulto, participação e autonomia da criança numa abordagem experiencial em educação pré-escolar |
Author: | Santos, Tatiana Alexandra Ribeiro |
Advisor: | Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos |
Keywords: | Autonomia Participação Estilo do adulto Abordagem experiencial |
Defense Date: | 26-Jul-2021 |
Abstract: | O presente relatório de estágio, elaborado a partir de um projeto de
investigação-intervenção, incide sobre “Estilo do adulto, participação e
autonomia da criança numa abordagem experiencial em educação pré-escolar”. Para tal, durante o período de intervenção no contexto de Educação
Pré-Escolar, foram formulados objetivos que nortearam esta investigação. Por
um lado, identificar os comportamentos da criança que evidenciavam a sua
participação e autonomia nas situações de aprendizagem; por outro, identificar
os indicadores do estilo do adulto mais relevantes na promoção da
participação e autonomia das crianças nas situações de aprendizagem.
Subjacentes, encontram-se as variáveis processuais de bem-estar emocional e
implicação demonstradas pelas crianças, que permitiram aferir e refletir sobre
a postura e competências do adulto no contexto, seguindo a abordagem
experiencial, com a finalidade última de promover o desenvolvimento e
aprendizagem das crianças.
Caracterizando-se como uma investigação-intervenção, este documento
reporta uma análise descritiva dos dados gerados, partilhando um exercício
reflexivo sobre a influência que o estilo do adulto assume no desenvolvimento
da participação e autonomia da criança nas mais variadas situações de
aprendizagem. Como métodos de recolha de dados e suporte à intervenção,
foram utilizados: a observação, as notas de campo, a entrevista etnográfica
com as crianças (conversas informais), o Sistema de Acompanhamento de
Crianças (SAC) e um dispositivo avaliativo que tinha como objetivo conhecer a
opinião das crianças sobre cada intervenção. Os resultados obtidos mostraram
uma clara evolução das crianças na participação e autonomia, bem como no
bem-estar emocional e implicação nas diversas intervenções num espaço da
Natureza contíguo ao jardim-de-infância, no contexto de uma abordagem
experiencial.
Esta investigação-intervenção confirmou o papel determinante que o adulto
desempenha no prover de oportunidades promotoras do desenvolvimento
pessoal e social das crianças. This internship report, developed from a research-intervention project, focuses on "Adult style, participation and autonomy of the child, in an experiential approach in preschool education”. How does the adult's style, in an experiential approach, influence the child's participation and autonomy in learning situations?" To this end, during the intervention period in the Preschool Education context, objectives were formulated that guided this research. On the one hand, to identify the children's behaviours that showed their participation and autonomy in learning situations; and on the other hand, to identify the most relevant adult style indicators in promoting children's participation and autonomy in learning situations. Underlying these are the procedural variables of emotional well-being and involvement shown by the children, which allowed us to assess and reflect on the attitude and skills of the adult in the context, following the experiential approach, with the ultimate purpose of promoting children's development and learning. Characterized as a research-intervention, this document reports a descriptive analysis of the data generated, sharing a reflective exercise on the influence that the adult's style assumes in the development of the child's participation and autonomy in the most varied learning situations. The methods used to collect data and support the intervention were: observation, field notes, ethnographic interviews with the children (informal conversations), the Child Monitoring System (SAC) and an evaluative device that aimed to find out the children's opinion about each intervention. The results obtained showed a clear evolution of the children's participation and autonomy, as well as emotional wellbeing and involvement in the different interventions in a Nature space adjacent to the kindergarten, in the context of an experiential approach. This research-intervention project confirmed the determinant role that the adult plays in providing opportunities that promote the personal and social development of the children. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32003 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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