Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31980
Title: Práticas de ensino sobre desenvolvimento sustentável e solos no ensino básico português
Author: João, Patrícia
Rodrigues, Ana
Henriques, Maria Helena
Keywords: Desenvolvimento Sustentável
Ensino de Geociências
Questionários
Validação e Estudo Piloto
Issue Date: 2019
Publisher: U.Porto Edições
Abstract: O conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS) emerge da necessidade de estabelecer equilíbrios entre progresso económico e social e a proteção ambiental (UNESCO, 2005). Tendo em conta essa necessidade, foram definidos em 2015, pela Organização das Nações Unidas, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerados como prioridades pela quase totalidade dos países do mundo, para a Agenda 2030. Estes objetivos pretendem promover esforços globais através de um conjunto de metas comuns, visando a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e das gerações futuras (ONU-ODM, 2015). O estudo que se propõe apresentar enquadra-se no 15.º objetivo ODS “Proteger a vida terrestre”, com especial enfoque na necessidade de combater a desertificação. Também a nível de documentos orientadores nacionais, tais como os curriculares, se verifica a explicita alusão à temática dos solos, nomeadamente no que diz respeito à sua importante relação com outros subsistemas terrestres, como a biosfera e a hidrosfera (AIPT, 2007). De acordo com Henriques (2008), a necessidade de formar cidadãos informados, participativos e comprometidos com esta gestão responsável do Planeta e dos seus recursos, designadamente o solo, numa perspetiva de DS, só será possível rompendo com os sistemas educativos tradicionais e com reorientações profundas na educação formal e não-formal. Para tal é essencial que a formação de professores promova competências que permitam a construção de uma visão integradora e globalizante, neste caso na área das geociências, essencial ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras (Rebelo, 2014). Foi neste contexto que emergiu a necessidade de desenvolver uma investigação que implica desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática e respetivos recursos sobre solos, enquanto ferramenta de suporte a práticas de ensino experimental das ciências quer em espaços de educação formal, quer não-formais e informais, ao longo do ensino básico, numa perspetiva de Educação para Desenvolvimento Sustentável. A proposta será desenvolvida com professores de ciências dos três ciclos do ensino básico, simultaneamente em contexto de formação contínua. Nesta comunicação apresenta-se a parte deste projeto que se refere à conceção e validação de um instrumento de recolha de dados ̶ um questionário ̶, através do qual se pretende identificar as práticas docentes na área das geociências, especificamente sobre solos, no âmbito de DS, antes dos professores frequentarem a Oficina de Formação. A conceção deste questionário foi antecedida de revisão de literatura de referência sobre as temáticas abordadas, da análise de outros questionários já validados, bem como dos princípios metodológicos subjacentes à construção de questões e das escalas adequadas para avaliação das respetivas respostas. Após a conclusão da versão preliminar, o questionário foi validado por um painel de cinco especialistas, tendo-se realizado posteriormente um estudo piloto com um grupo de cinco professores dos ciclos de ensino que integrarão o estudo. Neste trabalho, descrevem-se também os procedimentos seguidos na análise dos questionários, assim como os resultados das respostas do estudo piloto. As contribuições resultantes da validação do questionário e do estudo piloto serão integradas na construção da versão final do questionário a ser administrado no âmbito da Oficina de Formação, que decorrerá no ano letivo de 2019|2020 em Agrupamentos de Escolas de Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31980
DOI: 10.24840/978-989-746-498-9
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
02_AVR.pdf455.43 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.