Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31974
Title: | “Sozinhos em casa com:”: proposta de criação e implementação de uma sebenta de apoio ao estudo individual do instrumento em casa |
Author: | Barbosa, Cristiano Joaquim da Silva |
Advisor: | Santana, Helena |
Keywords: | Saxofone Iniciação ao instrumento Estudo individual Autonomia Motivação |
Defense Date: | 5-Feb-2021 |
Abstract: | O presente documento possui duas partes: Projeto Educativo e Prática de
Ensino. Na primeira é apresentada a componente do projeto de investigação;
na segunda, o Relatório da componente Prática de Ensino.
Nos tempos atuais, pretende-se que os alunos tenham a capacidade de ser
mais autónomos no seu estudo individual. Todavia, e no meu entender, os
recursos que atualmente se encontram disponíveis revelam-se insuficientes
para que aqueles que iniciam a prática do instrumento de saxofone consigam,
de forma independente, evoluir. Neste âmbito, com o intuito de contribuir para
atenuar este problema, surge o presente projeto. Tendo como objetivo principal
desenvolver uma ferramenta que possibilite o estudo orientado e acompanhado
do aluno em casa, esta investigação pretende desenvolver uma metodologia
de auxílio e capacitação dos alunos e encarregados de educação, de forma a
poderem desenvolver a capacidade e a autonomia necessária para corrigir as
falhas e erros decorrentes da prática do instrumento sem a supervisão do
professor. Com o desenvolvimento desta metodologia e de uma ferramenta de
ajuda ao estudo em casa, pretendo melhorar as aprendizagens ao nível da
iniciação do instrumento. Com a Sebenta que me proponho desenvolver
pretendo capacitar todos os agentes de formação de um conhecimento que no
meu entender se encontra deficitário, de modo a que consigam orientar o
estudo individual do seu orientando em casa, de forma clara e eficaz. This document has two parts: Educational Project and Teaching Practice. In the first, is presented the component of the research Project; in the second, the Teaching Practice Component Report. Nowadays, it is wanted that students have the ability to be more autonomous in their individual study. However, and in my opinion, the resources that are currently available turn out to be insufficient for those who start practicing the saxophone instrument to be able to evolve on their own. In this context, and in order to contribute to mitigate this problem, this project come up. Having as main objective to develop a tool that allows the guided and accompanied study of the student at home, this investigation intends to enlarge a methodology of aid and training of students and parents, in order to develop the capacity and autonomy necessary to correct failures and errors resulting from the practice of the instrument without the supervision of the teacher. With the development of this methodology and a help tool for studying at home, I intended to improve learning at the level of instrument initiation. With the Sebenta that I propose to develop. I intend to trin all the training agents of a knowledge that, in my opinion, is deficient, so that they can guide the individual study of their student at home, clearly and effectively. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31974 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Cristiano_Barbosa.pdf | 49.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.