Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31974
Title: “Sozinhos em casa com:”: proposta de criação e implementação de uma sebenta de apoio ao estudo individual do instrumento em casa
Author: Barbosa, Cristiano Joaquim da Silva
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Saxofone
Iniciação ao instrumento
Estudo individual
Autonomia
Motivação
Defense Date: 5-Feb-2021
Abstract: O presente documento possui duas partes: Projeto Educativo e Prática de Ensino. Na primeira é apresentada a componente do projeto de investigação; na segunda, o Relatório da componente Prática de Ensino. Nos tempos atuais, pretende-se que os alunos tenham a capacidade de ser mais autónomos no seu estudo individual. Todavia, e no meu entender, os recursos que atualmente se encontram disponíveis revelam-se insuficientes para que aqueles que iniciam a prática do instrumento de saxofone consigam, de forma independente, evoluir. Neste âmbito, com o intuito de contribuir para atenuar este problema, surge o presente projeto. Tendo como objetivo principal desenvolver uma ferramenta que possibilite o estudo orientado e acompanhado do aluno em casa, esta investigação pretende desenvolver uma metodologia de auxílio e capacitação dos alunos e encarregados de educação, de forma a poderem desenvolver a capacidade e a autonomia necessária para corrigir as falhas e erros decorrentes da prática do instrumento sem a supervisão do professor. Com o desenvolvimento desta metodologia e de uma ferramenta de ajuda ao estudo em casa, pretendo melhorar as aprendizagens ao nível da iniciação do instrumento. Com a Sebenta que me proponho desenvolver pretendo capacitar todos os agentes de formação de um conhecimento que no meu entender se encontra deficitário, de modo a que consigam orientar o estudo individual do seu orientando em casa, de forma clara e eficaz.
This document has two parts: Educational Project and Teaching Practice. In the first, is presented the component of the research Project; in the second, the Teaching Practice Component Report. Nowadays, it is wanted that students have the ability to be more autonomous in their individual study. However, and in my opinion, the resources that are currently available turn out to be insufficient for those who start practicing the saxophone instrument to be able to evolve on their own. In this context, and in order to contribute to mitigate this problem, this project come up. Having as main objective to develop a tool that allows the guided and accompanied study of the student at home, this investigation intends to enlarge a methodology of aid and training of students and parents, in order to develop the capacity and autonomy necessary to correct failures and errors resulting from the practice of the instrument without the supervision of the teacher. With the development of this methodology and a help tool for studying at home, I intended to improve learning at the level of instrument initiation. With the Sebenta that I propose to develop. I intend to trin all the training agents of a knowledge that, in my opinion, is deficient, so that they can guide the individual study of their student at home, clearly and effectively.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31974
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Cristiano_Barbosa.pdf49.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.