Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31972
Title: Estudo das competências digitais dos “Filhos da Guerra” de Angola, uma contribuição
Other Titles: Study of the digital Skills of the “Sons of War” of Angola, a contribution
Author: Moreno, Davys Enrique Espíndola
Oliveira, Carlos
Keywords: Competência Digital
Reinserção Social
Diversidade Cultural
Guerra Civil Angolana
Desmobilização
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Angola só alcançou a paz no ano de 2002 após incessantes guerras civis. Guerras que foram estimuladas pelos conflitos de interesse gerados entre as superpotências da época, na denominada Guerra Fria. Como resultado, encontramos um Estado Angolano com dificuldades para abranger e educar a diversidade populacional. Os “Filhos da Guerra” (praças militares desmobilizadas) constituem uma fatia dessa população, rejeitada socialmente, pobre academicamente e sem conseguir desenvolver-se plenamente até aos dias de hoje. Este artigo nasce da necessidade de compreender a sua realidade, nomeadamente na sua relação com a utilização das Tecnologias. Neste trabalho utilizou-se uma metodologia quantitativa, de carácter hermenêutico, com fundamento etnográfico e natureza interpretativa. Procurou-se bibliografia relacionada com o tema através de uma revisão crítica da literatura e elaborou-se e aplicou-se um inquérito por questionário para identificar as Competências Digitais dos ex-militares desmobilizados. Os inquéritos mostraram, entre outros dados, uma idade avançada, uma reduzida formação académica, um escasso acesso à internet e a qualquer tipo de ferramenta digital (telemóvel, tablet e computador). Cruzando estes dados com estudos encontrados na revisão da literatura, podemos inferir que a promoção da Competência Digital, no âmbito da educação de adultos, pode contribuir para a aquisição de habilidades diferenciadas. A promoção da Competência Digital, como recurso facilitador, pode vir a contribuir positivamente para a reinserção social dos “Filhos da Guerra” na vida civil.
Angola only reached peace in 2002 after incessant civil wars. Wars that were stimulated by conflicts of interest generated between the superpowers of the time, in the so-called Cold War. As a result, we found an Angolan State with difficulties to cover and educate a diversity of peoples. The “Sons of War” (demobilized army soldiers) constitute a slice of that population, socially rejected, academically poor and unable to fully develop to this day. This article stems from the need to understand this reality, namely in its relation with the use of Technologies. In this work, a quantitative and hermeneutic methodology was used, with an ethnographic basis and interpretative nature. Bibliography related to the topic was sought through a critical literature review and a questionnaire survey was developed and applied to identify the Digital Skills of demobilized ex-military personnel. The surveys showed, among other data, an advanced age, reduced academic training, scarce access to the internet and to any type of digital tool (mobile phone, tablet and computer). Crossing these data with studies found in the literature review we can infer that the promotion of digital competence, in the context of adult education, can contribute to the acquisition of differentiated skills. The promotion of digital competence as a facilitating resource may contribute positively to the social reintegration of the “Sons of War” into civilian life.
Angola solo alcanzó la paz en el año 2002 después de incesantes guerras civiles. Guerras que fueron estimuladas por conflictos de interés generados entre las superpotencias de la época en la llamada Guerra Fría. Como resultado, encontramos un Estado Angoleño con dificultades para llegar a todos y educar a la diversidad de la población. Los “Hijos de la Guerra” (militares desmovilizados) constituyen una porción de esa población, socialmente rechazada, académicamente pobre e incapaz de desarrollarse por completo hasta el día de hoy. Este artículo nace de la necesidad de comprender su realidad, específicamente, en su relación con el uso de las Tecnologías. En este trabajo, se utilizó una metodología cuantitativa, de carácter hermenéutico, con una base etnográfica y naturaleza interpretativa. Se buscó bibliografía relacionada con el tema a través de una revisión crítica de la literatura y se desarrolló y aplicó un cuestionario para identificar las habilidades digitales del personal desmilitarizado. Las encuestas mostraron, entre otros datos, una edad avanzada, formación académica reducida, escaso acceso a Internet y a cualquier tipo de herramienta digital (teléfono móvil, tablet y computadora). Al cruzar estos datos con los estudios encontrados en la revisión de la literatura, podemos inferir que la promoción de la competencia digital, en el contexto de la promoción de la educación para adultos, puede contribuir positivamente en la adquisición de habilidades diferenciadas. La promoción de la competencia digital como recurso facilitador puede contribuir positivamente a la reintegración social de los “Hijos de la guerra” en la vida civil.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31972
DOI: 10.34624/id.v12i3.20076
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

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