Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31878
Title: (Re)construção das conceções CTS de futuros professores de ciências
Other Titles: (Re)construction of STS conceptions for future science teachers
(Re)construcción de concepciones CTS para futuras profesores de ciencias
Author: Seabra, Mónica
Vieira, Rui Marques
Keywords: Formação inicial de professores
Conceções
Educação CTS
Contextos de Ciência e Tecnologia
Issue Date: 2019
Abstract: Na educação em Ciências, partir das conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) dos futuros professores (FP), poderá permitir a conceptualização e a redefinição de cursos de formação inicial de professores (FIP) mais eficazes. Este estudo teve como finalidade averiguar a (re)construção das conceções CTS de três FP do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, ocorrida no âmbito da formação em Didática das Ciências Naturais. Esta intervenção contemplou o desenvolvimento de atividades de cariz CTS formais e de saída de campo. Para a recolha de dados, foi aplicado o questionário Views-On-Science-Technology-Society -VOSTS e foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas. Este estudo assumiu uma natureza qualitativa, tendo sido a análise de conteúdo a técnica privilegiada no tratamento dos dados recolhidos. Verificou-se que no início da formação em Didática das Ciências predominava um desconhecimento das complexas interações CTS e que após a mesma os estudantes mostraram uma imagem mais contextualizada da Ciência. Concluiu-se, portanto, que além de se apresentarem e discutirem práticas CTS é preciso adotá-las na FIP (de Ciências), uma vez que estas parecem contribuir para que os FP ultrapassem conceções de Ciência desadequadas e à margem das suas inter-relações com a Tecnologia e a Sociedade.
In Science Education, starting from future teachers' (FT) Science-Technology-Society (STS) views may enable the conceptualization and redefinition of more effective initial teacher education programs (ITEP). This study, aimed to investigate the (re)construction of the STS views of three elementary school FT, in the framework of an intervention in the Curricular Unit (CU) of Didactics of Natural Sciences. This intervention included the development of formal and field trip STS activities. For data collection, the questionnaire Views-On-Science-Technology-Society - VOSTS (abbreviated version of 19 items, by Canavarro, 2000) was applied, and semi-structured individual interviews were carried out. This study assumed a qualitative nature, and content analysis was the preferred technique for the treatment of collected data. The use of this technique made it possible to examine that, at the beginning of the CU there was a predominance of a lack of knowledge about the complex STS interactions and that after the intervention the evolution towards a more contextualized image of Science was evident. It was concluded that besides presenting and discussing STS practices it is necessary to adopt them in ITEP (of Sciences), since these seems to contribute to FT to overcome unsuitable views of Science and to the margin of their interrelations with Technology and Society.
En la educación en Ciencias, partir de las concepciones Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS) de los futuros profesores (FP) podrá permitir la conceptualización e redefinición de cursos de formación inicial de profesorado (FIP) más eficaces. Este estudio, tuvo como finalidad averiguar la (re)construcción de las concepciones CTS de tres FP de Educación Primaria, ocurrido en el marco de una intervención en la asignatura de Didáctica de las Ciencias Naturales. Esta intervención contempló el desarrollo de actividades CTS formales y de salidas de campo. Para la recogida de datos se aplicó el cuestionario Views-On-Science-Tecnology-Society - VOSTS (versión abreviada de 19 elementos de Canavarro, 2000) y realizadas entrevistas individuales semi-estructuradas. Este estudio asumió una naturaleza cualitativa, habiendo sido el análisis de contenido la técnica privilegiada en el tratamiento de los datos recogidos. Por medio de estos, se constató que al inicio de la UC prevalecía un desconocimiento de las complejas interacciones CTS y que tras la intervención los estudiantes mostraran una imagen más contextualizada de la Ciencia. Se concluyó que además de presentarse y debatir prácticas CTS es preciso adoptarlas en la FIP, ya que estas parecen contribuir para que los FP sobrepasen concepciones de Ciencia inadecuadas y al margen de sus interrelaciones con la tecnología y la sociedad.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31878
DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11019
ISSN: 2237-258X
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11019-34573-1-PB.pdf494.61 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.