Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos, Daniela Karinept_PT
dc.contributor.authorVieira, Rui Marquespt_PT
dc.date.accessioned2021-08-26T13:52:31Z-
dc.date.available2021-08-26T13:52:31Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1413-2478pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31875-
dc.description.abstractOs objetivos deste trabalho foram identificar estudos que relacionassem a capacidade de atenção ao uso das tecnologias, visando mapear os efeitos descritos sobre o desempenho na atenção; descrever intervenções com o uso de tecnologias para o aprimoramento da atenção; e caracterizar os usos das tecnologias em contextos educacionais para melhorar a atenção dos alunos. Realizou-se uma revisão de literatura sistemática integrativa nas bases de dados Education Resources Information Center (Eric), Web of Science e Scopus. A primeira etapa de busca resultou em 257 trabalhos. Após análise pautada nos critérios de inclusão e exclusão, procedeu-se à análise de nove trabalhos. De modo geral, os efeitos descritos revelaram que a interação com as tecnologias pode repercutir sobre o desempenho da atenção por causa do grande fluxo de informações e estímulos, indicando consequências como maior distração e foco na multitarefa. Aponta-se, ainda, para a possibilidade de fazer uso desses recursos em intervenções para a melhoria da capacidade de atenção.pt_PT
dc.description.abstractThis work aimed to identify studies that relate the attention capacity to the use of technologies, aiming to map the described effects of interaction with technologies; describe interventions with the use of technologies for the improvement of attention; and characterize uses of technologies in educational contexts to improve students’ attention. A systematic integrative literature review was carried out in the databases Education Resources Information Center (Eric), Web of Science and Scopus. The first search performed resulted in 257 papers. After an analysis based on inclusion and exclusion criteria nine papers were analyzed. In general, the effects described indicate that interaction with technologies can affect the attention performance due to the great flow of information and stimuli, indicating consequences such as greater distraction and focus on multitasking. It should also be pointed out the possibility of making use of these resources in interventions for the improvement of attention.pt_PT
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo fue identificar estudios que relacionasen la capacidad de atención al uso de tecnologías, buscando mapear los efectos descritos sobre el desempeño en la atención; describir intervenciones con el uso de tecnologías para el perfeccionamiento de la atención y caracterizar los usos de las tecnologías en contextos educativos para mejorar la atención de los alumnos. Se realizó una revisión de literatura sistemática integrativa en las bases de datos Education Resources Information Center (Eric), Web of Science y Scopus. El primer paso de búsqueda resultó en 257 trabajos. Después del análisis pautado en los criterios de inclusión y exclusión se procedió al análisis de nueve trabajos. En general, los efectos descritos indican que la interacción con las tecnologías puede repercutir sobre el desempeño de la atención debido al gran flujo de informaciones y estímulos, indicando consecuencias como mayor distracción y foco en la multitarea. Se apunta, además, a la posibilidad de utilizar esos recursos en intervenciones para la mejora de la capacidad de atención.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInfluência da tecnologiapt_PT
dc.subjectProcessos cognitivospt_PT
dc.subjectAtençãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleRepercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicaspt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.titleRevista Brasileira de Educaçãopt_PT
degois.publication.volume25pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1413-24782020250048pt_PT
dc.identifier.essn1809-449Xpt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1809-449X-rbedu-25-e250048.pdf352.69 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.