Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/31855
Título: Estudo de validação de instrumento para avaliar a disposição dos estudantes no ensino superior para pensar criticamente
Outros títulos: Assessment of university students' disposition to think critically on a daily basis: a qualitative study
Autor: Franco, Amanda R.
Vieira, Rui Marques
Palavras-chave: Pensamento crítico
Ensino superior
Auto-relato
Estudo qualitativo
Formação de professores
Data: 22-Jun-2019
Editora: Ludomedia
Resumo: O pensamento crítico é uma "competência do século XXI", transversal a diferentes esferas de vida, útil para pensar sobre diversificados conteúdos. Dada a sua relevância no contexto académico, mundo do trabalho e vida diária, torna-se necessário dispor de instrumentos para operacionalizar pensamento crítico, para a sua promoção e avaliação do impacte da mesma. Apresentamos o estudo qualitativo de traduçãoadaptação para língua portuguesa de um instrumento de auto-relato que avalia a disposição dos estudantes universitários para pensar criticamente. Descrevemos, ainda, o estudo piloto (com técnica think aloud) para validação da versão portuguesa preliminar. Finalmente, tecemos considerações sobre a relevância deste instrumento para a avaliação formativa do pensamento crítico. Levar os estudantes universitários a examinar a sua disposição para pensar criticamente é um primeiro passo para a auto-reflexão sobre a forma como pensam quotidianamente, seguida da utilização, por parte dos professores, de estratégias de ensinoaprendizagem orientadas para a promoção do pensamento crítico.
Critical thinking is a "21st century skill", transversal to diverse life spheres, useful to think about different contents. Given its relevance in the academic context, world of work, and everyday life, it becomes necessary to have instruments to operationalize critical thinking, for its promotion and for the assessment of such promotion's impact. We present the qualitative study of translation-adaptation to Portuguese language of a self-report instrument that assesses the disposition of university students to think critically. Furthermore, we describe the pilot study (using the think aloud technique) to validate this preliminary Portuguese version. Finally, we make considerations about the relevance of this instrument for the formative assessment of critical thinking. To prompt university students to examine their disposition to think critically is a first step for self-reflection about how they think daily, followed by the implementation, by teachers, of teaching-learning strategies oriented towards the promotion of critical thinking.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31855
ISBN: 978-989-54476-3-3
Versão do Editor: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2058
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