Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31842
Title: Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino superior e a promoção do pensamento crítico: práticas presentes e caminhos futuros
Author: Franco, Amanda R.
Vieira, Rui Marques
Keywords: Estratégias didático-pedagógicas
Formação de professores
Ensino superior
Pensamento crítico
Issue Date: 2019
Publisher: Educación Editora
Abstract: O sucesso dos processos de ensino-aprendizagem e seus resultados está intimamente dependente das estratégias didáticopedagógicas utilizadas pelos professores. Um desses resultados refere-se à promoção do pensamento crítico, essencial ao longo da escolaridade (e não só), particularmente no ensino superior. Substitui-se o padrão de ensino focado na transmissão-receção de conteúdos pelo de co-construção ativa de conhecimento e de outras competências. A par da construção de uma base de conhecimentos fundamentais, espera-se o desenvolvimento de capacidades, disposições e critérios de pensamento crítico, que são úteis numa diversidade de contextos e circunstâncias. Para que os professores possam promover o pensamento crítico dos estudantes de uma forma deliberada, explícita e continuada, torna-se crucial propiciar uma formação de professores que sensibilize aqueles para a relevância do pensamento crítico e sua promoção efetiva, suscetível de transferência a conteúdos, contextos e circunstâncias diversos da vida dos estudantes. Para tal, a finalidade deste estudo é rever práticas didático-pedagógicas presentes e antever caminhos futuros no ensino superior, nomeadamente no que concerne a formação de professores. O caminho futuro que se propõe é a construção de práticas que permitam que cada estudante se capacite para pensar criticamente, tomando decisões e enfrentando desafios de uma forma consciente, informada e cívica.
The success of teaching-learning processes and their results relies closely on the didactic-pedagogical strategies that are used by teachers. One of those results refers to the promotion of critical thinking, which is essential throughout schooling (but not only), particularly in higher education. The teaching pattern focused on the transmission-reception of contents is replaced by one marked by the active co-construction of knowledge and other skills. Besides building a base of fundamental knowledge, it is now expected to develop critical thinking abilities, dispositions and criteria, which are useful in a diversity of contexts and circumstances. So teachers may promote students' critical thinking in a deliberate, explicit and systematic way, it becomes crucial to provide teacher education that sensitizes teachers to the relevance of critical thinking and its actual promotion, prone to be transferred to diverse contents, contexts and circumstances of students' lives. For this, the aim of this study is to revise present didactic-pedagogical practices and to foresee future paths in higher education, namely in what concerns teacher education. The future path that is proposed is to build practices that enable each student to become able to think critically, making decisions and facing challenges in a conscious, informed and civic way.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31842
ISSN: 2659-3130
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
02_AF.pdf187.06 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.