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Title: Da avaliação externa à supervisão interna: um olhar sobre centros de formação contínua de professores
Other Titles: From external assessment to internal supervision: a view of recurrent training centres for teachers
De la evaluación externa a la supervisión interna: una mirada sobre centros de formación continua de profesores
Author: Lopes, Betina
Tomaz, Carlota Fernandes
Ferreira, Carla
Keywords: Professores
Formação contínua
Avaliação externa
Supervisão
Secção de Formação e Monitorização
Issue Date: Jun-2020
Publisher: Colégio de Aplicação João XXIII, Universidade Federal de Juiz de Fora
Abstract: Neste artigo apresentam-se os resultados de uma avaliação externa realizada a cinco centros de formação de professores da zona centro de Portugal. Problematiza-se em particular o trabalho desenvolvido pelas respetivas equipas responsáveis pela monitorização e supervisão interna dos planos de formação implementados, partindo-se de três critérios-chave: qualificação da equipa, estratégia de recolha de dados no âmbito da monitorização/supervisão e efeitos da supervisão interna. A recolha de dados inclui análise documental, inquérito por entrevista e por questionário. Os resultados apontam, sobretudo, para a necessidade de reconceptualização da avaliação enquanto processo e não (apenas) enquanto produto, numa perspetiva formativa e transformadora. Por fim, são delineadas um conjunto de recomendações específicas para diferentes atores profissionais envolvidos na formação de professores.
This article presents the results of an external evaluation carried out on five teacher training centers in central Portugal. The work carried out by the teams responsible for the monitoring and internal supervision of the training plans is discussed, based on three key criteria: team qualification, data collection strategy in the scope of supervision monitoring process and corresponding effects. Data gathering includes document analysis, interviews and questionnaires. The main findings point to the need in reconceptualising the concept of evaluation as a process and not (only) as a product, towards a transforming perspective. Finally, a set of specific recommendations are outlined for different professional actors involved in teacher education.
Este artículo presenta los resultados de una evaluación externa realizada en cinco centros de formación de profesores en el centro de Portugal. En particular, se cuestiona el trabajo realizado por los respectivos equipos responsables del monitoreo y la supervisión interna de los planes de capacitación implementados, a partir de tres criterios clave: calificación del equipo, estrategia de recolección de datos en el ámbito del monitoreo / supervisión y los efectos de mismo. La recopilación de datos incluye análisis de documentos, encuesta por entrevista y cuestionario. Los resultados apuntan, sobre todo, a la necesidad de reconceptualizar la evaluación como un proceso y no (solo) como un producto, en una perspectiva formativa y transformadora. Finalmente, se describe un conjunto de recomendaciones específicas para diferentes actores profesionales involucrados en la formación de profesores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31829
DOI: 10.34019/1984-5499.2020.v22.30869
ISSN: 1984-5499
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

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