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http://hdl.handle.net/10773/31775
Title: | Funcionamento familiar e desenvolvimento da linguagem na criança em idade pré-escolar: famílias com parentalidade tardia |
Other Titles: | Family functioning and language development in preschool children: late parenthood families |
Author: | Almeida, Patrícia Alexandra Correia Soares de |
Advisor: | Figueiredo, Daniela Maria Pias de Lousada, Marisa Lobo |
Keywords: | Sistema familiar Funcionamento familiar Desenvolvimento da linguagem Idade pré-escolar Parentalidade tardia |
Defense Date: | 22-Jul-2021 |
Abstract: | Enquadramento: Ao longo do tempo, os sistemas familiares foram sujeitos a vários fatores internos e externos que levaram a que a idade da mãe ao nascimento do primeiro filho se tornasse progressivamente mais tardia. A falta de estudos que analisam o funcionamento familiar e o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em famílias que vivenciam parentalidade tardia advoga a necessidade deste estudo.
Objetivo: Este estudo teve como objetivo geral analisar o funcionamento familiar e desenvolvimento da linguagem em idade pré-escolar, em famílias com parentalidade tardia.
Métodos: Estudo com desenho transversal, descritivo-correlacional. A recolha de dados incluiu a aplicação dos subtestes de Expressão Verbal Oral e de Compreensão Auditiva do Teste de Linguagem ALPE (TL-ALPE) e a versão Portuguesa da Family Adaptability and Coehesion Evaluation Scale IV (FACES-IV). Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial.
Resultados: Participaram no estudo 38 díades mãe/pai – filho/a, com uma média etária das mães/pais ao nascimento do primeiro filho de 37,2±2,5 anos e a média etária da criança no momento da avaliação linguística foi de 51,2±10,8 meses. Os resultados indicam que as famílias são tipicamente equilibradas pois na escala equilibrada de Coesão Familiar, a pontuação média foi de 31,00±2,87, e na escala de Flexibilidade Familiar, a pontuação média foi de 28,89±2,53, enquanto nas escalas desequilibradas se verificou uma predominância dos níveis “Muito Baixo” e “Baixo”. No TL-ALPE, no subteste de Expressão Verbal Oral obteve-se uma pontuação média estandardizada de 103,03±13,1 e no subteste de Compreensão Auditiva, a pontuação média estandardizada foi de 107,5±13,2. A análise entre os grupos revela que apenas existem diferenças estatisticamente significativas entre a escala Rigidez e ambos os subtestes do TL-ALPE.
Discussão: Este estudo sugere uma ligeira tendência de relação entre as dimensões do funcionamento familiar e o desenvolvimento da linguagem da criança. Todavia, recomenda-se a replicação do estudo em amostras mais alargadas, com avaliações presenciais e utilizando outros instrumentos de avaliação para analisar a relação entre as variáveis. Background: Over time, family systems passed through various internal and external factors that led to the mother's age at birth of the first child becoming progressively older and, consequently, the experience of parenthood. The lack of studies that analyze family functioning and child development at an early age in these families advocates the need for this study. Objective: This study aimed to analyze the family functioning and language development in preschool aged children, in families with late parenthood. Methods: Cross-sectional study. Data collection included the application of the Oral Verbal Expression and Auditory Comprehension subtests of the ALPE Language Test (TL-ALPE) and the Portuguese version of the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES-IV). Descriptive and inferential analysis were performed. Results: Thirty-eight mother/father-child dyads participated in the study, with a mean age of mothers/fathers at the birth of their first child of 37.2±2.5 years and the mean age of the child at the time of linguistic assessment was 51. 2±10.8 months. The results indicate that families are typically balanced as in the Family Cohesion Balanced scale, the average score was 31.00±2.87, and in the Family Flexibility scale, the average score was 28.89±2 .53, while in the unbalanced scales there was a predominance of “Very Low” and “Low” levels. In the TL-ALPE, in the Oral Verbal Expression subtest a standardized mean score of 103.03±13.1 was obtained and in the Listening Comprehension subtest, the standardized mean score was 107.5±13.2. The analysis between the groups revealed that there were only statistically significant differences between the Rigid Scale and both TL-ALPE subtests. Discussion: This study suggests a slight trend towards relationship between family functioning dimensions and child's language development. However, the studies with larger samples, with face-to-face assessments and using other assessment tools to analyze the relationship between the variables are recommended |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31775 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ESSUA - Dissertações de mestrado |
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