Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31774
Title: Um contributo do design para a terapia da fala: o projeto Quem muito fala, muito acerta
Author: Mota, Joana Catarina Grossinho
Advisor: Quental, Joana Maria Ferreira Pacheco
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Design de comunicação
Ilustração
Terapia da fala
Competências pragmáticas
Palavra-imagem
Programa de intervenção
Jogo
Defense Date: 26-Feb-2021
Abstract: As perturbações do desenvolvimento da linguagem apresentam um elevado risco de comprometimento da aprendizagem, podendo prejudicar a inserção social das crianças. Destacam-se, do amplo espectro de perturbações, as dificuldades pragmáticas – que se traduzem, por exemplo na dificuldade em compreender enunciados que impliquem uma interpretação que transcenda a literalidade. Partindo de um enquadramento sobre a patologia, com vista a compreender melhor como se desenvolvem as capacidades comunicativas no ser humano procurou-se desenvolver uma abordagem capaz de responder às lacunas sentidas pelos terapeutas da fala, das quais se destacam a falta de programas para a intervenção em competências pragmáticas desenvolvidos em português. Consequentemente, existe um vasto leque de materiais amadores onde os recursos visuais ficam, frequentemente, aquém das suas potencialidades. Emerge, desta condição, a possibilidade de explorar os contributos do Design para a Terapia da Fala, percebendo como é que através deste podemos melhorar a intervenção com crianças que revelam um desenvolvimento atípico ao nível da pragmática. Esta dissertação, de base projetual, por se destinar a um público infantil serve-se da ilustração como recurso primordial ao projeto, atribuindo aos diferentes componentes do programa um carácter lúdico-didático que se acredita essencial não só para decifrar de forma clara o que o texto por si só não esclarece, como para motivar as crianças e tornar o momento de intervenção menos pesado e entediante. Assumimos que, quando se projeta para um determinado público, o designer deverá atender às suas singularidades: idade, desenvolvimento cognitivo, literacia, condição social, entre outras. Entendida normalmente como um registo autoral, a ilustração enquanto recurso de suporte à terapia da fala considera, antes de mais, o utilizador.
The disturbances of language development present a high risk in compromising the act of learning, which may damage the social integration and inclusion of children. From the wide spectrum of speech disorders, the pragmatic difficulties stand out – these are, for example, the difficulty understanding statements that involve the interpretation of statements that transcend literalness. Starting from a framework on pathology, with the goal to better understand how human communication skills are developed, we sought to develop an approach capable of responding to the gaps felt by speech therapists. Of these gaps, the lack of programs for intervention in pragmatic skills developed in Portuguese stands out. Consequently, there is a wide range of inefficient resources in which visual aids often fall short of their potential. From this context, the opportunity of exploring the contributions of Design to Speech Therapy emerges. Thus, we question ourselves what can be the role of design in improving the speech interventions with children who reveal an atypical development in terms of pragmatic interpretation. This project-based dissertation, as it’s aimed for a younger audience, places illustration at the core of the proposal, giving the different components of the program a playful and didactic feature. This is essential not only to allow children to clearly interpret what text alone does not clarify, but also to motivate them and make the moment of intervention less cumbersome. We assume that, when designing for a particular target group, the designer must attend to its singularities: age, cognitive development, literacy, social condition, among others. Usually understood as an authorial record, illustration as a resource to support speech therapy considers the user in the first place.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31774
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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