Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31769
Title: Kinetic Identities como meio de inovação e adaptação ao paradigma social e tecnológico atual: o caso da sala de espetáculos Avenida
Author: Ferreira, Diogo Ribeiro da Costa Almeida
Advisor: Sousa, Álvaro José Barbosa de
Keywords: Identidade visual
Kinetic identity
Sistemas de identidade visual
Sistemas de identidade visual flexível
Espaços culturais
Modernidade líquida
Defense Date: 15-Feb-2021
Abstract: O desenvolvimento tecnológico e social a que temos assistido fez com que passássemos a encarar o mundo de outra forma, abrindo as portas a um conjunto de novas oportunidades estéticas que fizeram o design, como disciplina orgânica, evoluir. Esta evolução levou à criação de novos sistemas de identidade visual, como é o caso das identidades visuais flexíveis – onde se inclui a kinetic identity –, que são dotadas de características que vão ao encontro da sociedade contemporânea. A presente dissertação visa refletir sobre a forma como o uso de sistemas de identidade visual flexíveis, como é o caso da kinetic identity, se transformaram em estratégias de comunicação válidas e eficazes, adequadas às características desta sociedade em que nos inserimos. O resultado do conhecimento obtido foi materializado, através do desenvolvimento de um sistema de identidade visual flexível, para uma entidade do setor cultural, o Avenida Café-Concerto. Desta forma, foi criada uma marca diferente, dinâmica, versátil, coesa e adequada ao seu público alvo e, nomeadamente, o desenvolvimento de todos os seus materiais gráficos necessários para a comunicação da marca nos diferentes suportes de comunicação.
The technological and social development we have been witnessing has made us face the world in a different way, opening the doors to a set of new aesthetic opportunities that have made design, as an organic discipline, evolve. This evolution has led to the emergence of new visual identity systems, such as flexible visual identities - where kinetic identity is included - which are endowed with characteristics that are in line with contemporary society. This dissertation aims to reflect on how the use of flexible visual identity systems, such as kinetic identity, has become valid and effective communication strategies, suitable for the characteristics of this society in which we are part. The result of the knowledge acquired was materialized through the development of a flexible visual identity system for an entity of the cultural sector, Avenida Café-Concerto. In this way, a different, dynamic, versatile, cohesive and appropriate for its target audience brand was created, and namely the development of all its graphic materials necessary for brand communication in the different communication media.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31769
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Diogo_Ferreira.pdf18.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.