Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31745
Title: O recurso kamishibai plurilingue: projeto educativo para uma educação plurilingue e intercultural
Author: Faneca, Rosa Maria
Issue Date: 18-Jun-2019
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Num país cada vez mais marcado por movimentos migratórios, é fundamental repensar e intervir na formação de professores, ainda a braços com práticas de formação orientadas para uma escola tendencialmente homogénea e monolingue (Faneca, Araújo e Sá & Melo-Pfeifer, 2018). A importância da formação de profissionais capazes de lidar e responder, de forma adequada, aos desafios que os públicos escolares, cada vez mais heterogéneos, trouxeram é muito pertinente. Nesse sentido, na formação de professores, apela-se para a importância da conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos de gestão do currículo mais respeitadores da diversidade e de práticas curriculares mais inclusivas. O kamishibai, (kami, 紙 - papel; shibai, 芝居 – drama), técnica narrativa plurilingue e intercultural, que associa imagens e oralidade, teatralidade e criatividade, nascida no Japão, é um recurso cativante e lúdico para contar histórias, e uma poderosa ferramenta educativa que permite a comunicação e a cooperação entre crianças, quer no momento da sua criação quer no da sua apresentação (McGowan, 2015). A partir deste recurso narrativo, os professores poderão integrar a diversidade das línguas num projeto (inter)disciplinar e desenvolver atividades linguísticas e culturais mais inclusivas (Fig.1). Os 37 projetos, com recurso ao kamishibai, implementados nos contextos educativos portugueses, à volta de um projeto comum (Fig.2), o concurso kamishibai plurilingue (kamilala.org), mostram, por um lado, que este recurso pedagógico permite integrar a diversidade das línguas e culturas, estimular o desenvolvimento pessoal e social do aluno e, por outro lado, trabalhar as áreas de conteúdo e as expressões.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31745
DOI: 10.13140/RG.2.2.30168.55044
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.