Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31729
Title: A construção de uma identidade mais aberta ao outro em aula de inglês no 1º CEB
Author: Pereira, Carla Marisa de Jesus
Advisor: Simões, Ana Raquel
Keywords: Identidade
Educação intercultural
O Outro
Língua
Os direitos da criança
Defense Date: 21-Jul-2021
Abstract: O relatório que aqui se apresenta baseia-se num projeto de investigação-ação, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto da disciplina de Inglês. Ao longo deste estudo pretendeu-se responder à questão de investigação: Como desenvolver, em aulas de Inglês no 1.º CEB, uma identidade mais aberta ao Outro? Neste seguimento, foi concebido e implementado um projeto de intervenção didática, que teve a duração de cinco sessões e em que se pretendeu atingir os seguintes objetivos: identificar modos de construção de uma identidade mais aberta ao Outro, compreender se o estudo do Eu e do Outro permite uma maior abertura ao Outro e analisar se o estudo dos temas tratados nas sessões contribui para uma maior curiosidade pelo Outro e abertura à diferença. Este projeto seguiu uma metodologia de natureza qualitativa de tipo investigação-ação. Foram recolhidos dados a partir de diferentes técnicas e instrumentos como a observação direta de aulas, as videogravações, os trabalhos das crianças e os inquéritos por questionário. Foram usados vários recursos pedagógico-didáticos, dos quais destacamos os picturebooks. Depois da análise dos dados, concluiu-se que os/as alunos/as ampliaram a sua consciencia sobre o conceito de identidade, sobre a sua identidade e a do Outro, sobre os Direitos das Crianças e sobre as línguas; manifestaram abertura ao Outro e foram capazes de propor formas de fazer valer os seus direitos inalienáveis. Concluiu-se que é possível articular o ensino da língua inglesa numa abordagem intercultural com a construção de identidades mais abertas ao Outro a partir do estudo do Eu, contribuindo assim para a formação de cidadãos e cidadãs mais capazes de acolher o Outro.
The report presented here is based on an action-research project, developed in a class of the 3rd year of the Primary Years, in the context of the English subject. Throughout this study, the intention was to answer the research question: How to develop, in English classes in the Primary Years, an identity more open to the Other? Thus, a didactic intervention project was designed and implemented, with the duration of five sessions and meant to achieve the following objectives: identify ways of building an identity more open to the Other, understanding whether the study of the Self and the Other allows for greater openness to the Other and to analyze if the study of the topics covered in the sessions contributes to greater curiosity for the Other and openness to difference. This project followed a qualitative methodology with research-action features. Data were collected using different techniques and instruments such as direct observation of classes, video recordings, children's work and questionnaire surveys. Several pedagogicaldidactic resources were used, from which we highlight picturebooks. After analyzing the data, the conclusions were that the students increased their awareness about the concept of identity, about their identity and that of the Other, about Children's Rights and about languages; they showed openness to the Other and were able to propose ways of asserting their inalienable rights. In conclusion, it is possible to articulate English language teaching in an intercultural approach with the construction of identities that are more open to the Other based on the study of the Self, thus contributing to the formation of citizens more capable of welcoming the Other.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31729
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Carla_Pereira.pdf8.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.