Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31724
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbeiro, Luís Filipe | pt_PT |
dc.contributor.author | Pereira, Luísa Álvares | pt_PT |
dc.contributor.author | Coimbra, Rosa Lídia | pt_PT |
dc.contributor.author | Calil, Eduardo | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2021-07-29T14:28:59Z | - |
dc.date.available | 2021-07-29T14:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/31724 | - |
dc.description.abstract | O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade Minho | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PT | pt_PT |
dc.relation | CNPq (processo 304050/2015-6) | pt_PT |
dc.relation | FAPEAL (processo 60030 479/2016) | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Processo de escrita | pt_PT |
dc.subject | Títulos | pt_PT |
dc.subject | Histórias | pt_PT |
dc.title | Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 71 | pt_PT |
degois.publication.issue | 2 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 94 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Portuguesa de Educação | pt_PT |
degois.publication.volume | 33 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18339 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21814/rpe.18339 | pt_PT |
dc.identifier.essn | 2183-0452 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
18339-Texto do Trabalho-85622-1-10-20201231.pdf | 421.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.