Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31724
Title: | Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade |
Author: | Barbeiro, Luís Filipe Pereira, Luísa Álvares Coimbra, Rosa Lídia Calil, Eduardo |
Keywords: | Processo de escrita Títulos Histórias |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Instituto de Educação da Universidade Minho |
Abstract: | O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31724 |
DOI: | 10.21814/rpe.18339 |
ISSN: | 0871-9187 |
Publisher Version: | https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18339 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
18339-Texto do Trabalho-85622-1-10-20201231.pdf | 421.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.