Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31724
Title: Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
Author: Barbeiro, Luís Filipe
Pereira, Luísa Álvares
Coimbra, Rosa Lídia
Calil, Eduardo
Keywords: Processo de escrita
Títulos
Histórias
Issue Date: 2020
Publisher: Instituto de Educação da Universidade Minho
Abstract: O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31724
DOI: 10.21814/rpe.18339
ISSN: 0871-9187
Publisher Version: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18339
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18339-Texto do Trabalho-85622-1-10-20201231.pdf421.49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.