Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31699
Title: Motivações e expectativas de alunos no ensino técnico profissional pós-laboral: um estudo numa escola no Lubango-Angola
Other Titles: Motivations and expectations of students in vocational evening education: a study in a school in Lubango-Angola
Author: Júlio, Maurício Calessi
Gonçalves, Manuela
Araújo e Sá, Maria Helena
Keywords: Ensino secundário técnico-profissional
Estudantes
Motivações e expectativas
Vocational secondary education
Issue Date: Dec-2020
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O estudo que se apresenta enquadra-se numa investigação realizada no contexto de uma escola do ensino secundário técnico-profissional no Lubango, Angola. Neste artigo, pretendemos analisar as motivações de alunos desta escola para a escolha da escola e dos cursos em que se encontram, assim como as suas expectativas relativamente à sua frequência escolar e ao seu futuro. Os participantes do estudo são 72 alunos do 12º ano de escolaridade dos cursos técnico-profissionais de Informática, Contabilidade e Gestão, Administração Pública e Secretariado. A fundamentação teórica do estudo apoia-se na teoria da autodeterminação e no credencialismo. Com uma metodologia de investigação extensiva, com caráter exploratório, a recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário. O tratamento de dados foi realizado através de análise estatística descritiva, com recurso ao software SPSS versão 25. A análise dos resultados permitiu concluir que a escolha da escola e dos cursos tem subjacente fatores, motivações e expectativas com uma forte dimensão instrumental ou extrínseca, designadamente associada ao prestígio da escola e da profissão a que os cursos potencialmente dão acesso.
The present study fits the research carried forward in the context of a vocational secondary school in Lubango, Angola. In this paper, we intend to identify and analyses the factors and the motivations of students of this school to choose the educational institution and the courses they are in, as well as their expectations regarding their attendance at school and their future. The participants of the study are 72, 12th grade students pursuing vocational courses of Information Technology (IT), Accounting and Management, Public Administration and Secretariat. The theoretical Foundation of the study is based on the theory of Self-determination. The methodology of the study is extensive and exploratory, supported by the collection of data through a questionnaire survey. A Descriptive Statistics analysis was carried out, making use of software SPSS version 25. The results allowed to conclude that the choice of the institution and the courses were determined by factors, motivations and expectations with an underlying instrumental or extrinsic dimension, namely associated to the prestige of the school and the profession to which the courses may potentially give access to.
El estudio presentado es parte de una investigación en el contexto de una escuela secundaria técnica y profesional en Lubango, Angola. En este artículo, pretendemos analizar las motivaciones de los estudiantes de esta escuela para elegir la institución y los cursos en los que se encuentran, así como sus expectativas con respecto a su asistencia escolar y su futuro. Los participantes del estudio son 72 estudiantes del 12º año de escolaridad en los cursos técnico-profesionales en Informática, Contabilidad y Gestión, Administración Pública y Secretaría. La base teórica del estudio se basa en la teoría de la autodeterminación y las credenciales. Con una metodología de investigación extensiva, con un carácter exploratorio, la recopilación de datos se realizó mediante una encuesta por cuestionario. El procesamiento de datos se realizó mediante un análisis estadístico descriptivo, utilizando el software SPSS versión 25. El análisis de los resultados nos permitió concluir que la elección de la escuela y los cursos tiene subyacentes factores, motivaciones y expectativas con una fuerte dimensión instrumental o extrínseca, a asociada con el prestigio de la escuela y la profesión a la que los cursos potencialmente dan acceso.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31699
DOI: 10.34624/id.v12i5.23451
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Motivações e expectativas.pdf259.33 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.