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Title: Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Other Titles: The language club: teachers’ views on a project to raise linguistic diversity awareness in the 2nd cycle of primary education in Portugal
Author: Costa, Ana Rita
Martins, Filomena
Keywords: Abordagens plurais
Sensibilização à diversidade linguística
Clube das Línguas
Issue Date: Dec-2020
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O estudo que aqui se apresenta tem como objetivo conhecer as representações de professoras de línguas sobre as potencialidades educativas de um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto, intitulado “Clube das Línguas”, destina-se a alunos do 2.º CEB e foi implementado durante os anos letivos 2018/19 e 2019/20, num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. O projeto permite aos alunos o contacto com o francês, o alemão e o mandarim, num regime de atividades extracurriculares, em blocos de 4 semanas por língua, alternadamente. Os dados a analisar foram recolhidos no final do segundo ano de implementação do projeto e consistem em inquéritos por entrevistas às três professoras de línguas intervenientes. Os resultados obtidos mostram que, apesar de reconhecerem a importância da abordagem da sensibilização à diversidade linguística, as professoras optaram pelo ensino das línguas de forma individualizada, em detrimento de uma abordagem mais plural das línguas. Ainda assim, consideram que se trata de um projeto inovador, pela oferta de diferentes línguas estrangeiras no 2.º CEB, e com um potencial impacto positivo nas escolhas futuras dos alunos em relação às línguas a aprender, uma vez que contribuiu para a crescente motivação para a aprendizagem de línguas estrangeiras.
This study aims at identifying the representations of teachers about the educational outcomes of a project to raise linguistic diversity awareness in the 2nd Cycle of Primary Education. The project, entitled “Language Club”, is aimed at the 2nd cycle of primary school students, and was implemented during the academic years 2018/19 and 2019/20, in a school in the district of Aveiro, Portugal. The project allows students to contact French, German and Mandarin, as extracurricular activities, in modules of 4 weeks per language, alternately. The data was collected at the end of the second year of implementation of the project and consists of interviews with the three language teachers involved in this project. The results obtained show that despite recognizing the importance of the approach to raise linguistic diversity awareness, teachers choose to teach languages individually, not conserving a plural view of languages. Even so, they believe that it is an innovative project, due to the offer of different foreign languages in this educational context, which led to the increasing motivation of students to learn foreign languages and that it will have a positive impact on their future choices.
Cette étude vise à identifier les représentations des enseignants sur les résultats éducatifs d’un projet d’éveil aux langues au 2e cycle de l’enseignement primaire. Le projet, intitulé « Club de Langues », s’adresse au 2ème cycle des élèves du primaire et a été mis en œuvre pendant les années académiques 2018/19 et 2019/20, dans une école de la région d´Aveiro, Portugal. Le projet permet aux étudiants de contacter le français, l’allemand et le mandarin, dans le cadre d’activités parascolaires, en modules de 4 semaines par langue, en alternance. Les données ont été collectées à la fin de la deuxième année de mise en œuvre du projet et consistent en des entretiens avec les trois professeurs de langues impliqués dans ce projet. Les résultats obtenus montrent qu’en dépit de la reconnaissance de l’importance de l’approche éveil aux langues, les enseignants choisissent d’enseigner les langues séparément, au dépit d’une approche plurielle des langues. Néanmoins, ils estiment qu’il s’agit d’un projet innovant, en raison de l’offre de différentes langues vivantes dans ce contexte éducatif, qui a conduit à une motivation croissante des étudiants vis-à-vis des langues étrangères à apprendre et qu’il aura un impact positif sur leurs choix de langues.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31678
DOI: 10.34624/id.v12i5.23496
ISSN: 1647-3582
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