Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31658
Title: | Eu jogo, tu jogas, ele joga: nós aprendemos inglês no 1.º CEB |
Author: | Fortunato, Marta Moreira, António Simões, Ana Raquel |
Keywords: | Gamificação Project-Based Learning inglês 1.º CEB |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 - Universidade de Coimbra |
Abstract: | A presente comunicação pretende apresentar um conjunto de atividades gamificadas aliadas ao Project-Based Learning. Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito de um projeto de doutoramento, cuja finalidade é investigar, descrever e interpretar a influência da pedagogia gamificada na promoção da aprendizagem da leitura e da escrita em contexto de resolução colaborativa de problemas, na aula de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua implementação está a decorrer nas turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade de uma escola particular. Tratando-se de um projeto em fase inicial, são descritas as sessões da planificação e a concretização inicial do projeto nas duas turmas do 4.º ano. O estudo enquadra-se no paradigma interpretativo, de natureza qualitativa, mediante uma abordagem metodológica de estudo de caso. A recolha de dados será realizada através de: i) observação participante de seis sessões; ii) inquéritos por questionário e por entrevista realizados aos alunos do 3.º e 4.º anos; iii) gravações audiovisuais; iv) diário do investigador; v) notas de campo; e vi) trabalhos dos alunos. Os resultados iniciais permitem antecipar que as atividades realizadas promoveram o envolvimento dos alunos na sua realização, aumentando o seu interesse pela aprendizagem de língua inglesa. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31658 |
ISBN: | 978-972-8627-96-6 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Atas_EJML_2020.pdf | 25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.