Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31658
Title: Eu jogo, tu jogas, ele joga: nós aprendemos inglês no 1.º CEB
Author: Fortunato, Marta
Moreira, António
Simões, Ana Raquel
Keywords: Gamificação
Project-Based Learning
inglês 1.º CEB
Issue Date: 2020
Publisher: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 - Universidade de Coimbra
Abstract: A presente comunicação pretende apresentar um conjunto de atividades gamificadas aliadas ao Project-Based Learning. Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito de um projeto de doutoramento, cuja finalidade é investigar, descrever e interpretar a influência da pedagogia gamificada na promoção da aprendizagem da leitura e da escrita em contexto de resolução colaborativa de problemas, na aula de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua implementação está a decorrer nas turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade de uma escola particular. Tratando-se de um projeto em fase inicial, são descritas as sessões da planificação e a concretização inicial do projeto nas duas turmas do 4.º ano. O estudo enquadra-se no paradigma interpretativo, de natureza qualitativa, mediante uma abordagem metodológica de estudo de caso. A recolha de dados será realizada através de: i) observação participante de seis sessões; ii) inquéritos por questionário e por entrevista realizados aos alunos do 3.º e 4.º anos; iii) gravações audiovisuais; iv) diário do investigador; v) notas de campo; e vi) trabalhos dos alunos. Os resultados iniciais permitem antecipar que as atividades realizadas promoveram o envolvimento dos alunos na sua realização, aumentando o seu interesse pela aprendizagem de língua inglesa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31658
ISBN: 978-972-8627-96-6
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atas_EJML_2020.pdf25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.