Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Paulopt_PT
dc.contributor.advisorRan Maipt_PT
dc.contributor.authorWang Xihaopt_PT
dc.date.accessioned2021-07-26T08:43:35Z-
dc.date.available2021-07-26T08:43:35Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31645-
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que a criação literária mantém complexas relações dialógicas com os sistemas culturais de que participa, o presente trabalho, que se inscreve no terreno dos estudos literários comparados luso-chineses, tem como objetivo desenvolver uma leitura crítico-comparativa das representações ficcionais da mulher patentes em contos contemporâneos portugueses e chineses de autoria feminina. Com base num corpus constituído por mais de cinquenta contos de oito autoras portuguesas e chinesas (Maria Isabel Barreno, Teolinda Gersão, Lídia Jorge, Maria Teresa Horta, Wang Anyi, Chen Ran, Tie Ning e Xu Kun), pretende-se, através de uma análise literária contrastiva das imagens da mulher veiculadas em cenários biográficos, familiares, geográficos, laborais, e psicoafetivos, esboçar uma sociologia literária comparada do feminino. Ao mesmo tempo, colocam-se em evidência os fatores de ordem política, socioeconómica e histórico-cultural que ajudaram a determinar a trajetória histórica recente da mulher na China e em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractBased on the assumption that literary creation establishes complex dialogic relations with the cultural systems in which it takes part, this dissertation draws on the field of comparative Chinese and Portuguese literary studies, aiming to provide a contrastive analysis of the fictional images of women found in Portuguese and Chinese contemporary short stories by female authors. A close reading of over fifty short stories by eight Portuguese and Chinese authors (Maria Isabel Barreno, Teolinda Gersão, Lídia Jorge, Maria Teresa Horta, Wang Anyi, Chen Ran, Tie Ning, and Xu Kun) has been carried out, so as to shed some light on the multivarious images portrayed in these narratives, focusing on the biographical, family, geographical, labour, and psycho-affective contexts surrounding women. In line with a comparative socioliterary analysis of the fictional images of the feminine, we have moreover sought to highlight the political, socio-economic, historical, and cultural factors that helped to shape the recent historical trajectory of women in both Portugal and China.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstudos literários comparadospt_PT
dc.subjectLiteratura portuguesa e chinesa contemporâneaspt_PT
dc.subjectConto literáriopt_PT
dc.subjectEscrita femininapt_PT
dc.subjectImagens da mulherpt_PT
dc.titleInstantâneos do/no feminino: histórias de mulheres no conto português e chinês contemporâneopt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid101585691-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Estudos Literáriospt_PT
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Wang_Xihao.pdf2.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.