Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31644
Title: Funcionamento familiar e desenvolvimento da linguagem em crianças em idade pré-escolar: famílias nucleares com dois filhos
Other Titles: Family functioning and language development in pre-school aged children: nuclear families with two children
Author: Rocha, Rosália Cristiana Gonçalves da
Advisor: Figueiredo, Daniela Maria Pias de
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Linguagem
Desenvolvimento da linguagem na criança
Pré-escolar
Famílias
Família nuclear tradicional
Funcionamento familiar
Papel da família
Defense Date: 16-Jul-2021
Abstract: Enquadramento: A família desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança. Contudo, são escassos os estudos acerca da influência do funcionamento familiar no desenvolvimento linguístico das crianças, não se conhecendo estudos desta relação no desenvolvimento típico. Objetivos: Analisar o funcionamento familiar e o desenvolvimento da linguagem em crianças em idade pré-escolar, em famílias nucleares com dois filhos. Métodos: Estudo exploratório com desenho transversal, de tipo descritivo-correlacional. A amostra é constituída por 110 díades crianças/familiar. Os instrumentos de recolha de dados foram: questionário sociodemográfico, TL-ALPE e versão portuguesa da FACES-IV. Os resultados foram analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial. Resultados: Na amostra (n=110), a maioria dos adultos é do género feminino (n=105; 95,5%), com uma média etária de 36,35±3,81 anos. 50,9% (n=56) das crianças são do género feminino e a média de idades é 55,20±10,83 meses. Os resultados evidenciam uma pontuação média de 102,67±11,18 na Expressão Verbal Oral (EVO) e 106,12±11,06 na Compreensão Auditiva (CA) no TL-APLE. Na FACES-IV, especificamente nas Escalas Equilibradas de Coesão e Flexibilidade, as famílias oscilaram entre coesas (n=19; 17,3%) / flexíveis (n=52; 47,3%) e muito coesas (n=91; 82,7%) / muito flexíveis (n=58; 52,7%). Nas Escalas Desequilibradas, o nível de desligamento foi maioritariamente muito baixo (n=104; 94,5%); quanto ao nível de interligação emaranhada, variou sobretudo entre muito baixo (n=54; 49,1%) e baixo (n=48; 43,6%); quanto ao nível de rigidez, oscilou essencialmente entre muito baixo (n=23; 20,9%), baixo (n=53; 48,2%) e moderado (n=29; 26,4%); quanto ao nível de relação caótica, variou principalmente entre muito baixo (n=87; 79,1%) e baixo (n=20; 18,2%). Verificou-se que crianças com um funcionamento familiar mais coeso e com uma boa comunicação familiar pontuam mais alto na EVO e na CA e ainda que crianças com um funcionamento familiar mais rígido pontuam mais baixo na CA. Conclusão: Os resultados sugerem alguma relação entre o funcionamento familiar e o desenvolvimento da linguagem, contudo, são necessários mais estudos com famílias com diferentes tipos de funcionamento, incluindo as desequilibradas/disfuncionais, para analisar a extensão destes resultados. Além disso, é importante analisar o papel de outras variáveis que possam moderar a relação entre o funcionamento familiar e os resultados linguísticos das crianças.
Background: Families play a fundamental role in childhood development. However, there are few studies on the influence of family functioning on children's linguistic development. Thus, studies on this relationship in normal development are not known. Objectives: To analyse family functioning and language development in preschool-age children in nuclear families with two children. Methods: Exploratory study with a cross-sectional design, descriptive-correlational type. The sample consists of 110 child/family dyads. The data collection instruments were: sociodemographic questionnaire, TL-ALPE and Portuguese version of FACES-IV. The results were analyzed using descriptive and inferential statistics. Results: In the sample (n=110), most adults are female (n=105; 95.5%), with a mean age of 36.35±3.81 years. 50.9% (n=56) of the children are female, and the average age is 55.20±10.83 months. The results show an average score of 102.67±11.18 in Oral Verbal Expression (OVE) and 106.12±11.06 in Listening Comprehension (LC) in the TL-APLE. In FACES-IV, specifically in the Balanced Cohesion and Flexibility Scales, families ranged between cohesive (n=19; 17.3%) / flexible (n=52; 47.3%) and very cohesive (n=91; 82 .7%) / very flexible (n=58; 52.7%). In the Unbalanced Scales, the level of disconnection was mostly very low (n=104; 94.5%); as for the level of tangled interconnection, it varied mainly between very low (n=54; 49.1%) and low (n=48; 43.6%); as for the level of stiffness, it ranged essentially between very low (n=23; 20.9%), low (n=53; 48.2%) and moderate (n=29; 26.4%); as for the level of chaotic relationship, it ranged mainly between very low (n=87; 79.1%) and low (n=20; 18.2%). The results suggested that children with more cohesive family functioning and good family communication score higher on OVE and LC. Children with a more rigid family functioning scored lower on Listening Comprehension. Conclusion: The current findings suggest a relationship between family functioning and language development. However, studies with families with different types of functioning, including unbalanced/dysfunctional ones, are needed to analyze the extent of the results. In addition, it will be important to explore the moderate role of other variables between family functioning and children's linguistic results.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31644
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Rosália_Rocha.pdf865.77 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.