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http://hdl.handle.net/10773/31630
Title: | Formação em supervisão em Portugal: notas e reflexões |
Author: | Machado, Jane do Carmo Andrade, Ana Isabel Neves, Rui |
Keywords: | Supervisão Mestrado Supervisores Formação Escola |
Issue Date: | Dec-2020 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | O objetivo do estudo aqui apresentado traz para o centro da reflexão dados sobre cursos de Mestrado em Supervisão ou em Educação, quando a Supervisão surge como especialidade, em instituições de ensino superior portuguesas. Nele se reflete sobre temáticas abordadas nos planos de estudo, sobre o peso atribuído, em ECTS, às diferentes unidades curriculares e sobre as perceções de supervisores de uma das instituições de Ensino Superior em relação à prática supervisiva no que tange aos desafíos, competências e papel do supervisor na formação de professores. Os dados foram recolhidos em Websites das instituições de Ensino Superior, no RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) e em entrevistas feitas a supervisores. Para a análise dos dados, recorremos aos pressupostos teóricos da análise de conteúdo, organizando os mesmos por categorias temáticas, sendo os resultados decorrentes de duas etapas do processo de investigação referentes à recolha de dados nos websites das instituições e no RCAAP (Machado e Alarcão, 2020; Machado e Andrade, 2020; e Machado, Andrade e Neves, 2020) e nas entrevistas aos supervisores. Dos resultados da análise, pode se inferir que apenas 5 instituições têm Mestrados registados na área científica Centro Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores Departamento de Educação e Psicologia Universidade de Aveiro | 5 a 6 de novembro de 2020 35 da Supervisão, designação que aparece associada a palavras como “pedagógica”, “avaliação escolar”, “educação” e “formação de professores”. A Supervisão, como especialidade ou ramo de Mestrado, aparece em 8 cursos que se situam na área científica das Ciências da Educação (6), Educação (1) ou Educação e Formação (1). Como aspetos comuns aos vários Mestrados, destaca-se a associação da Supervisão à avaliação e a orientação prioritária para a Supervisão pedagógica. Com escassas referências à Supervisão institucional, os resultados das análises efetuadas parecem apontar para um conceito de Supervisão mais ligado à formação inicial de professores, numa relação com o desenvolvimento profissional. As unidades curriculares com maior peso ligam-se a metodologias de investigação e à avaliação. Os resultados da análise dos resumos das dissertações identificadas no RCAAP apontam para conceções diferenciadas de Supervisão, mas onde a supervisão pedagógica volta a destacar-se, ligando-se à construção da identidade profissional docente de futuros professores e advogando modelos e práticas que privilegiem a partilha, a negociação e a corresponsabilização de diferentes atores no acompanhamento da aprendizagem profissional de futuros educadores e professores. Os resultados evidenciam ainda a necessidade de mais estudos sobre a Supervisão de profisisonais em exercício, assim como de um maior investimento na formação dos próprios supervisores. Em relação aos dados das entrevistas realizadas com supervisores, destacam-se como principais resultados na categoria a) Constrangimentos: desconhecimento de contextos, sujeitos e práticas; conciliação de horários; diversidade de perceções do papel atribuído à universidade, ao aluno-estagiário, à escola e ao professor cooperante (posições por vezes antagônicas); falta de profissionalização do professor supervisor e de experiência no ensino básico; sobrecarga de trabalho dos professores cooperantes e dos supervisores; b) Papel do supervisor: reconhecer, valorizar e integrar diferentes dimensões, conhecimentos e atores que fazem parte da prática supervisiva; acompanhar o processo de observação e intervenção dos alunos-estagiários, mobilizando competências reflexivas e colaborativas; colocar-se em permanente processo de formação, criando oportunidades de aprendizagem entre os alunosestagiários, os professores cooperantes e os supervisores; c) Desafios: manter uma relação de confiança, capaz de criar partilha, escuta aberta para viabilizar ressignificações, coconstrução e reflexão comprometida com intervenções que suscitem transformação de práticas instituídas e instituintes. O estudo, inserido numa pesquisa de pós-doutoramento, intitulada “Epistemologia da prática supervisiva: uma construção em situações de formação”, permite apontar aspetos considerados relevantes para que as instituições de ensino superior, os supervisores, os professores cooperantes, as escolas e os alunos-estagiários possam refletir sobre seus processos de formação e supervisão com vista ao seu desenvolvimento profissional. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31630 |
DOI: | 10.34624/gm7z-7b14 |
ISBN: | 978-972-789-664-6 |
Publisher Version: | https://ria.ua.pt/handle/10773/30261 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
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