Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31621
Title: Uma leitura sobre os Planos Curriculares de Mestrado: contributo para uma epistemologia da prática supervisiva
Author: Machado, Jane do Carmo
Andrade, Ana Isabel
Neves, Rui
Keywords: Plano curricular
Supervisão
Epistemologia da prática supervisiva
Formação
Issue Date: 19-Jul-2019
Abstract: Este estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as possibilidades de construção de uma epistemologia da prática supervisiva a partir da articulação formação-trabalho e dos Planos Curriculares das Instituições de Ensino Superior em cursos de Mestrado em Supervisão. O estudo fundamenta-se em três perspetivas conceituais orientadoras da ação supervisiva tanto na formação de futuros profissionais como no exercício da profissão: i) a ação supervisiva como transformadora e emancipatória; ii) a articulação entre desenvolvimento profissional, interação colaborativa; iii) supervisão e construção de uma epistemologia da prática; assim como, nos Planos Curriculares das Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Mestrado em Supervisão. Dos Planos Curriculares, é possível inferir que as Instituições de Ensino Superior elaboram os seus planos de estudo com componentes curriculares diversas com mais por menor peso da componente investigativa, mas sempre concedendo um peso ao papel da supervisão na estruturação e avaliação do ensino, procurando contribuir para o desenvolvimento profissional de professores. Dada às similitudes apresentadas nos Planos Curriculares de diversas Instituições de Ensino Portuguesas em relação ao conteúdo programático, pode-se sustentar que se defende uma proposta que oferece ao futuro profissional uma visão do campo da supervisão no terreno da prática supervisiva, nas diferentes instituições, escolas dos Ensinos Básico e Secundário e Instituições de Ensino Superior, cujo aprofundamento das questões implicadas no exercício dessa atividade decorrem da participação desses profissionais em propostas de formação contínua e no exercício mesmo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31621
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma leitura sobre os Planos Curriculares de Mestrado.pdf235.46 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.