Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31603
Title: Qual o papel do capital cultural, habitus e do campo no consumo de experiências de turismo criativo?
Author: Carvalho, Rui Miguel Ferreira
Advisor: Costa, Carlos
Ferreira, Ana Maria Alves Pedro
Keywords: Capital cultural
Habitus
Campo
Bourdieu
Turismo criativo
Experiências criativas
Loulé Criativo
Defense Date: 1-Jul-2021
Abstract: O turismo criativo tem vindo a estabelecer-se como uma importante área de estudo nos últimos anos na literatura do turismo. Este recente segmento turístico é visto pelos autores como uma extensão ou reação ao consumo massificado do turismo cultural, alimentado por alterações ao nível das prioridades de consumo de uma procura cada vez mais preocupada com experiências autênticas caraterizadoras da cultura local dos destinos onde estas são desenvolvidas. Em lugar de um consumo mais passivo e contemplativo, característico do turismo cultural, o turismo criativo é apresentado como alternativa onde o consumo criativo pode ser mais significante e realizado de forma pragmática, aumentando o envolvimento do turista e favorecendo a cocriação de experiências criativas. A literatura do turismo criativo aponta à necessidade do desenvolvimento de competências por parte dos atores turísticos, não existindo uma caraterização clara de como tal processo se desenvolve. Enquadrada na sociologia da cultura, a presente tese utilizou o quadro analítico do sociólogo francês Pierre Bourdieu de forma a analisar o consumo de experiências de turismo criativo, procurando atualizar as suas principais ferramentas de pensamento (capital cultural, habitus e campo) à luz do consumo turístico pós-moderno, obrigando a repensar como estes conceitos se adquirem e desenvolvem no contexto do consumo do turismo criativo. A revisão de literatura permitiu verificar que os conceitos de Bourdieu, quando aplicados ao estudo do turismo, são feitos de forma isolada contra a natureza relacional do seu quadro teórico. Para tal, a pergunta de partida focou-se nos seus principais conceitos de forma a analisar qual o papel que estes desempenham no consumo de experiências de turismo criativo. Foi privilegiado o estudo de caso da rede nacional do Loulé Criativo onde se procedeu à realização de 42 entrevistas semiestruturadas (19 do lado da oferta e 23 do lado da procura) aos parceiros da rede e a turistas criativos, recorrendo a técnicas qualitativas e quantitativas para o tratamento dos dados. Em termos gerais o estudo ajuda a compreender as trajetórias de vida dos entrevistados, o seu objetivo no desenvolvimento de competências criativas que o consumo de experiências de turismo criativo possibilita, a caraterização aprofundada dos seus agentes sociais e a percecionar o turismo criativo como um campo turístico em formação, em relação ao campo dominante do turismo cultural.
Creative tourism has established itself as an important area of study in recent years in the tourism literature. This recent tourist segment is seen by the authors as an extension or reaction to the mass consumption of cultural tourism, fueled by changes in the consumption priorities of a demand increasingly concerned with authentic experiences that characterize the local culture of the destinations where they are developed. Instead of more passive and contemplative consumption, characteristic of cultural tourism, creative tourism is presented as an alternative where creative consumption can be more significant and carried out pragmatically, increasing the tourist's involvement and favouring the cocreation of creative experiences. The literature on creative tourism points to the need for the development of skills on the part of tourism actors, with no clear characterization of how such a process develops. Framed in the sociology of culture, this thesis used the analytical framework of the French sociologist Pierre Bourdieu to analyze the consumption of creative tourism experiences, seeking to update his main thinking tools (cultural capital, habitus and field) in the light of post-modern tourism consumption forcing to rethink how these concepts are acquired and developed in the context of the consumption of creative tourism. The literature review allowed us to verify that Bourdieu's concepts, when applied to the study of tourism, are made in an isolated way against the relational nature of his theoretical framework. To this end, the starting question focused on its main concepts in order to analyze what role they play in the consumption of creative tourism experiences. The case study of the national network of Loulé Criativo was privileged, where 42 semi-structured interviews (19 on the supply side and 23 on the demand side) were carried out with the network partners and creative tourists, using qualitative and quantitative techniques for the treatment of the data. In general terms, the study helps to understand the life trajectories of the interviewees, its objective in the development of creative skills that the consumption of creative tourism experiences allows, the profound characterization of its social agents and to perceive creative tourism as a tourist field in formation, in relation to the dominant field of cultural tourism.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31603
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEGEIT - Teses de doutoramento

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