Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31580
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Veloso, Ana Isabel | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Liliana Vale | pt_PT |
dc.contributor.author | Machado, Sónia | pt_PT |
dc.contributor.author | Regalado, Francisco | pt_PT |
dc.contributor.author | Silva, João Henrique | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T15:18:07Z | - |
dc.date.available | 2021-07-15T15:18:07Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 2316-333X | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/31580 | - |
dc.description.abstract | Em pleno período de confinamento social dada a pandemia da COVID-19, as desigualdades intergera- cionais tendem a ser amplificadas não só no siste- ma educativo, mas também no acesso à informação e diferentes serviços que se encontram, cada vez mais, informatizados. Apesar de se ter verificado um interesse crescente nos últimos anos relativamen- te à concepção e desenvolvimento de plataformas digitais dirigidas para o cidadão sênior, a utilização destas plataformas e em específico de comunidades on-line pelas Universidades de Terceira Idade como suporte ao processo de aprendizagem tem sido um assunto pouco explorado. O presente artigo tem por objetivo analisar as iniciativas dinamizadas com alu- nos e professores de duas Academias Seniores Por- tuguesas em tempos de confinamento social, com recurso à comunidade on-line miOne (mione.altice. pt). A abordagem metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e a recolha de dados abrangeu técnicas de observação direta e gravação audiovisual de quatro sessões on-line e entrevistas de grupo se- miestruturadas. Os resultados sugerem um conjunto de boas práticas na promoção da aprendizagem em contexto de comunidade on-line, incluindo desafios que estimulem a autoexpressão e interações sociais e a necessidade de incutir uma rotina no processo de aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi apoiado pelo projeto de investigação SEDUCE 2.0 – Utilização da Comunica- ção e Informação na comunidade on-line miOne pelo cidadão sénior. O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P., COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Euro- peia, ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, POCI-01-0145- FEDER-031696 SEDUCE 2.0. O agradecimento é dirigido a todos os participantes das Academia Sénior de Pena- macor e Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, da Associação Para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES). | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Tiradentes-Unit | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/111711/PT | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Universidades de terceira idade | pt_PT |
dc.subject | COVID-19 | pt_PT |
dc.subject | Confinamento social | pt_PT |
dc.subject | Comunidade On-line miOne | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem nas universidades de terceira idade em tempos de confinamento social: o caso da comunidade online miOne | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 227 | pt_PT |
degois.publication.issue | 1 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 239 | pt_PT |
degois.publication.title | Interfaces Científicas - Educação | pt_PT |
degois.publication.volume | 10 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9349 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239 | pt_PT |
dc.identifier.essn | 2316-3828 | pt_PT |
Appears in Collections: | DigiMedia - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
9349-26328-1-PB (2).pdf | 374.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.