Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVeloso, Ana Isabelpt_PT
dc.contributor.authorCosta, Liliana Valept_PT
dc.contributor.authorMachado, Sóniapt_PT
dc.contributor.authorRegalado, Franciscopt_PT
dc.contributor.authorSilva, João Henriquept_PT
dc.date.accessioned2021-07-15T15:18:07Z-
dc.date.available2021-07-15T15:18:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn2316-333Xpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31580-
dc.description.abstractEm pleno período de confinamento social dada a pandemia da COVID-19, as desigualdades intergera- cionais tendem a ser amplificadas não só no siste- ma educativo, mas também no acesso à informação e diferentes serviços que se encontram, cada vez mais, informatizados. Apesar de se ter verificado um interesse crescente nos últimos anos relativamen- te à concepção e desenvolvimento de plataformas digitais dirigidas para o cidadão sênior, a utilização destas plataformas e em específico de comunidades on-line pelas Universidades de Terceira Idade como suporte ao processo de aprendizagem tem sido um assunto pouco explorado. O presente artigo tem por objetivo analisar as iniciativas dinamizadas com alu- nos e professores de duas Academias Seniores Por- tuguesas em tempos de confinamento social, com recurso à comunidade on-line miOne (mione.altice. pt). A abordagem metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e a recolha de dados abrangeu técnicas de observação direta e gravação audiovisual de quatro sessões on-line e entrevistas de grupo se- miestruturadas. Os resultados sugerem um conjunto de boas práticas na promoção da aprendizagem em contexto de comunidade on-line, incluindo desafios que estimulem a autoexpressão e interações sociais e a necessidade de incutir uma rotina no processo de aprendizagem.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi apoiado pelo projeto de investigação SEDUCE 2.0 – Utilização da Comunica- ção e Informação na comunidade on-line miOne pelo cidadão sénior. O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P., COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Euro- peia, ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, POCI-01-0145- FEDER-031696 SEDUCE 2.0. O agradecimento é dirigido a todos os participantes das Academia Sénior de Pena- macor e Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, da Associação Para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES).pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Tiradentes-Unitpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/111711/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectUniversidades de terceira idadept_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectConfinamento socialpt_PT
dc.subjectComunidade On-line miOnept_PT
dc.titleAprendizagem nas universidades de terceira idade em tempos de confinamento social: o caso da comunidade online miOnept_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage227pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage239pt_PT
degois.publication.titleInterfaces Científicas - Educaçãopt_PT
degois.publication.volume10pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9349pt_PT
dc.identifier.doi10.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239pt_PT
dc.identifier.essn2316-3828pt_PT
Appears in Collections:DigiMedia - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9349-26328-1-PB (2).pdf374.1 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.