Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31548
Title: | Programa Casa da Mata: perceção do impacto nas competências socioemocionais das crianças em idade pré-escolar |
Author: | Costa, Maria Clara Gomes da |
Advisor: | Figueiredo, Aida |
Keywords: | Projeto Limites Invisíveis Natureza Competências socioemocionais |
Defense Date: | 22-Feb-2021 |
Abstract: | O Projeto Limites Invisíveis (LI) é um Programa de Educação Natureza, baseado
no modelo escandinavo Nature Kindergaten, desde 2016. Core dos LI, os
Programas Casa da Mata (PCM) são uma oferta para crianças dos 3 aos 6 anos
e visam promover experiências educativas de qualidade na natureza, com o
brincar e a exploração como pilares.
O presente estudo pré-experimental enquadra-se num mais abrangente de
Monitorização da Metodologia Experimental PCM, nas Academias Gulbenkian
do Conhecimento. Tem como objetivos: 1. Identificar a opinião dos pais sobre o
brincar e a promoção de competências; 2. Avaliar a evolução da perceção dos
pais sobre o impacto dos PCM no desenvolvimento de competências
socioemocionais da criança e 3. Perceber a perceção das crianças sobre o
impacto dos PCM no seu desenvolvimento. A amostra incluiu 24
pais/Encarregados de Educação (EE) e 32 crianças. Para a recolha de dados
recorreu-se a um questionário online aos pais, em três momentos (Pré-PCM,
Pós-PCM e Follow-up), e uma entrevista às crianças no fim do PCM. A sua
análise foi efetuada com recurso aos softwares Jamovi e IBM SPSS v.24 e
análise de conteúdo. Os resultados mostram que os pais consideram o brincar
como promotor de competências e percecionam um aumento significativo nas
competências socioemocionais a curto prazo. Mais, mostram os pais
percecionam um aumento significativo na competência Expressa opiniões e
necessidades e uma manutenção dos ganhos nas restantes competências a
médio prazo. Os resultados das entrevistas das crianças mostram que as
mesmas retiram como significativo da participação no PCM, ganhos como o
desenvolvimento de Consciência ambiental e de competências como Decidir e
implementar soluções alternativas e Adequar os comportamentos a novas
situações, e na Interação com outras crianças, nomeadamente um aumento no
respeito e empatia pelos pares. Projeto Limites Invisíveis (LI) is a Nature Education Program based upon the Scandinavian model of Nature Kindergarten, since 2016. LI’s core, Programas Casa da Mata (PCM) are an offer for 3 to 6 years old children, aimed to promote quality educational experiences in nature, with play and exploration as pillars. This pre-experimental study is integrated within a wider study of PCM Experiential Methodology Monitoring at Academias Gulbenkian do Conhecimento. Its aim is to 1. Identify parents’ opinion about play and competencies development; 2. Evaluate parents’ perception about PCM’s impact on children’s development of socioemotional competencies and 3. Understand children’s perception about PCM. The sample consisted of 24 parents/guardians, and 32 children. Data collection was made by an online questionnaire at three separate time points (Pre-PCM, Post-PCM, Follow-up) to parents, and an interview with children at the end of their participation. Its analysis was made with both Jamovi and IBM SPSS v.24 software, and content analysis. Results show parents consider play as a promoter of competencies and perceive a significant increase in socioemotional competencies at a short-term. Also, they show that parents perceive a significant increase in competence Expresses opinions and needs and a maintenance of gains on the other competencies at a mid-term. Results from children’s interviews show that, from their participation in PCM, they draw as meaningful, gains such as developing Environmental awareness and competencies like Deciding and implementing alternative solutions and Adjusting behavior to new situations, and also in Interaction with other children, specifically an increase in respect and empathy towards peers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31548 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Maria_Costa.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.