Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31508
Title: Avaliação de dinâmicas e orientações para a medição da inovação empresarial no turismo
Author: Aires, Jussara Danielle Martins
Advisor: Costa, Carlos
Brandão, Filipa
Keywords: Conceitos
Implementação
Gestores
Dinâmicas de inovação empresarial
Turismo
Avaliação
Defense Date: 22-Apr-2021
Abstract: Esta tese, enquanto pesquisa multidisciplinar, apresenta como objetivo principal avaliar as dinâmicas associadas à inovação em pequenas e médias empresas turísticas e a partir da compreensão de como a inovação tem sido concebida e implementada, apresentar linhas de orientação para a medição e gestão da inovação no setor. Revisamos a literatura, respeitando critérios de sistematização, seleção e análise do conhecimento. Elaboramos quadros conceituais e de síntese ao longo dos capítulos. Evidenciamos que as dinâmicas de inovação no turismo são, indispensavelmente permeadas por uma componente humana centrada na figura de gestores, de que se pode apreender particularidades relacionadas ao tema, ainda desconhecidas. Com vista a cumprir os objetivos específicos propostos, realizamos um estudo empírico na Cidade do Natal, um dos principais destinos turísticos brasileiros. Foi conduzida uma estratégia de métodos mistos, utilizando abordagens qualitativa (principalmente) e quantitativa. Realizamos trinta e cinco entrevistas semiestruturadas (gravadas) com gestores de empresas turísticas. Com o apoio do software IRAMUTEQ, o conteúdo desse material foi transcrito e categorizado. Adicionalmente, o acompanhamento prévio e posterior das empresas por meios virtuais, as anotações e observações feitas, contribuíram para a elaboração de um inquérito, através do qual, alimentamos uma base de dados, processados e analisados com o apoio do software SPSS 25. Com base em estatística, testes matemáticos simples e no confronto deles com a literatura, pudemos confirmar as suposições. Independente de qual seja o subsector, a dimensão, as características relacionadas às empresas ou ao perfil dos seus gestores, a inovação conota um significado positivo, sendo vista como fundamental. As maneiras aprimoradas de fazer as coisas são predominantes nas empresas de turismo. A tipologia oficial da inovação setorial, pôde ser expandida para: produto, ambiental, processos, marketing, organizacional, clientes, colaboradores, estrutural e social. Confirmamos que stakeholders exercem inúmeras pressões na forma de pensar, agir e dinamizar a inovação empresarial em diferentes níveis. A concepção da inovação se mostrou compassada com a sua operacionalização no contexto investigado. O turismo é um setor cujas componentes e tudo que lhes é inerente, está envolvido por limites tênues, que favorecem infinitas possibilidades de diálogos e expansão. Não existe e é até incoerente mover esforços para desenvolver um inquérito universal, uniforme ou imutável capaz de medir ou avaliar a natureza, os diferentes tipos e níveis de impacto possíveis da inovação em todas as atividades turísticas e em empresas de todas as dimensões e contextos. Isso seria o mesmo que negligenciar ou assumir como insignificantes, as particularidades localizadas, das quais os países se valem para dinamizar os processos de inovação em seus territórios.
This thesis, as a multidisciplinary research, aims to evaluate the dynamics associated with innovation in Small and Medium tourism companies and, based on the understanding of how innovation has been conceived and implemented, to present guidelines for the measurement and management of innovation in the sector. Literature was reviewed, respecting criteria for systematization and selection of knowledge. Frameworks and synthesis tables were elaborated throughout the chapters. Dynamics of innovation in tourism are necessarily permeated by a human component centered on the figure of managers, whose one can apprehend particularities related to the theme, which are still unknown. In order to fulfill the specific objectives proposed, we conducted an empirical study in the City of Natal, one of the main Brazilian tourism destinations. A mixed methods strategy was conducted, using qualitative (mainly) and quantitative approaches. We conducted thirty-five semi-structured (recorded) interviews with managers of tourism companies. With the support of the IRAMUTEQ software, the content of this material was transcribed and categorized. Additionally, the previous and subsequent monitoring of companies by virtual means, the notes and observations made, contributed to the elaboration of a survey, through which, we fed a database, processed and analyzed with the support of the SPSS 25 software. Based on statistics, simple mathematical tests and in their comparison with the literature, we were able to confirm the assumptions. Regardless of the subsector, the dimension, the characteristics related to the companies or the profile of their managers, innovation connotes a positive meaning, being seen as fundamental. The improved ways of doing things are prevalent in tourism companies. The official typology of sectorial innovation could be expanded to: product, environmental, processes, marketing, organizational, customers, employees, structural and social. We confirm that stakeholders exert numerous pressures on the way of thinking, acting and promoting business innovation at different levels. The conception of innovation proved to be in keeping with its operationalization in the investigated context. Tourism is a sector whose components and everything that is inherent to them, is surrounded by tenuous limits, which favor infinite possibilities for dialogue and expansion. There is no and it is even inconsistent to make efforts to develop a universal, uniform or immutable survey capable of measuring or evaluating the nature, the different types and possible levels of impact of innovation in all tourist activities and in companies of all sizes and contexts. It would be similar to neglecting or assuming as insignificant, the localized particularities, of which countries use themselves to streamline the innovation processes in their territories.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31508
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UA - Teses de doutoramento

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