Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31439
Title: | Gestão de tensões entre turismo e indústria em distritos industriais: contribuições do marketing/demarketing |
Author: | Magalhães, Maria José Mendes Monteiro Amorim Rios de |
Advisor: | Rodrigues, Carlos José Marques, Susana Regina Bacelar de Vasconcelos |
Keywords: | Turismo baseado na natureza Distrito industrial Estratégias de marketing Medidas de demarketing Guimarães |
Defense Date: | 21-Apr-2021 |
Abstract: | Num território em que a indústria tem um peso económico, histórico e social elevado, como no caso dos distritos industriais, a existência e o crescimento de uma outra atividade paralela pode conduzir a tensões no território, em especial se essa atividade for o turismo baseado na natureza, a começar pelas caraterísticas tradicionalmente associadas à indústria relativamente a questões relacionadas com a poluição. Neste estudo pretende-se demonstrar que existem estratégias de marketing/demarketing que podem ser relevantes no planeamento do marketing no turismo baseado na natureza em distritos industriais “vivos” que ajudam a prevenir e resolver os pontos de tensão que conduzam ao desequilíbrio do sistema com consequentes limitações ao crescimento do turismo no território.
No estudo empírico recorreu-se ao estudo de caso, em que o território é um distrito industrial “vivo” ao mesmo tempo que o turismo baseado na natureza é uma atividade económica importante e em crescimento. Para o estudo de caso recorreu-se a uma abordagem sistémico-cibernética, com uma metodologia mista, complementando a análise quantitativa e qualitativa, com recurso a dados primários e secundários.
Começou-se o estudo por provar que Guimarães é um distrito industrial em si e que pertence também a um importante distrito industrial, o vale do Ave. De seguida caraterizaram-se o caso de estudo e os vários sistemas que constituem o sistema distrito industrial. Identificam-se as tensões, diretas e indiretas, existentes entre o turismo e a indústria e propõem-se várias estratégias e medidas de marketing/demarketing para ajudar a solucionar e/ou prevenir as tensões entre o sistema turístico e o sistema industrial. Propõem-se igualmente medidas de demarketing que protejam o meio natural que constitua um produto turístico.
Por último, propõe-se a introdução de um novo sistema: o Sistema Marketing (SM). O sistema marketing atuará sobre as tensões existentes, recorrendo às estratégias e medidas propostas, ajudando a que o sistema distrito industrial se mantenha em equilíbrio permitindo que o turismo baseado na natureza cresça sem obstáculos. Não se espera que estas estratégias e medidas no planeamento do marketing eliminem as tensões entre o turismo e a indústria, até porque o sistema é um sistema dinâmico, mas espera-se que se consiga prevenir e/ou reduzir as tensões permitindo que o turismo em geral, e em especial o baseado na natureza, cresça sem limitações provocadas pelos desequilíbrios no distrito industrial. In a territory where the industry has a high economic, historical, and social weight, as in the case of industrial districts, the existence and growth of another parallel economic activity can lead to tensions in the territory, especially if that activity is nature-based tourism, starting with (but not, by far, limited to) pollution-related issues traditionally associated with industry. This study aims to demonstrate that there are marketing/demarketing strategies that can be relevant in marketing planning for nature-based tourism, occurring in “living” industrial districts, that help prevent and resolve tensions that can lead to the system disequilibrium, with consequent limitations to the growth of tourism in the territory. In the empirical study, a case study was used in which the territory is a “living” industrial district while nature-based tourism is an important and growing economic activity. For the case study, a systemic-cybernetic approach was used, with a mixed methodology, applying both quantitative and qualitative analysis, using primary and secondary data. The study began by proving that Guimarães is an industrial district and that it also belongs to an important industrial district, vale do Ave. The case study and the systems that constitute the industrial district system are characterized; the direct and indirect tensions between tourism and industry are identified; and various marketing / demarketing strategies and measures are proposed to help resolve and/or prevent the tensions between the tourism system and the industrial system. Demarketing measures are also proposed to protect the natural environment that constitutes the tourism product. Finally, it is proposed the introduction of a new system: The Marketing System (SM). The Marketing System will act on the existing tensions, using the proposed marketing strategies and measures, helping the industrial district system equilibrium, and allowing nature-based tourism to grow without obstacles. It is not expected that these strategies and measures in marketing planning can eliminate tensions between tourism and industry, even because the system is a dynamic system, but it is expected that it will be possible to prevent and/or reduce tensions by allowing tourism, especially the nature-based tourism, to grow without the limitations caused by disequilibriums in the industrial district. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31439 |
Appears in Collections: | DEGEIT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Maria_José_Magalhaes.pdf | 6.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.