Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/31369
Título: | Questionário de avaliação da aprendizagem em ambiente de ensino a distância: DELES-Pt |
Autor: | Gomes, Rosa Maria Pereira, Anabela |
Palavras-chave: | Ensino a distância Ambiente de aprendizagem Instrumento DELES-Pt |
Data: | Mar-2021 |
Resumo: | O questionário Distance Education Learning Environments Survey (DELES), de Walker & Fraser (2005) traduzido e adaptado a estudantes portugueses do Ensino Superior, por Gomes & Pereira (2009-2018), Questionário de Avaliação da Aprendizagem em Ambiente de Ensino a Distância (DELES-Pt), expostos a modelos de aprendizagem mista. Este instrumento permite avaliar o ambiente psicossocial da aprendizagem em alunos do ensino superior. É um questionário tipo Likert constituído por 34 itens,seguido por oito preposições que procuram averiguar a opinião do estudante sobre o ensino a distância (42), em que as respostas são dadas tendo em atenção uma escala de cinco pontos, em que 1 tem o valor de «nunca» e 5 tem o valor de «sempre». Os trabalhos desenvolvidos pelas autoras com o DELES-Pt, apresentavou no respectivo estudo psicométrico seis factores, que são: a Interacção e Colaboração dos Alunos, o Suporte Docente, a Relevância Pessoal, a Aprendizagem pelo Real, a Autonomia do Aluno e a Aprendizagem Activa. A versão em português do DELES-Pt demonstra fortes indicadores de confiabilidade e validade como instrumento independente de avaliação do ambiente de aprendizagem psicossocial em Ensino a Distância. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31369 |
Aparece nas coleções: | DEP - Relatórios |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Questionario_DELES_pt.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.