Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/31369
Título: Questionário de avaliação da aprendizagem em ambiente de ensino a distância: DELES-Pt
Autor: Gomes, Rosa Maria
Pereira, Anabela
Palavras-chave: Ensino a distância
Ambiente de aprendizagem
Instrumento DELES-Pt
Data: Mar-2021
Resumo: O questionário Distance Education Learning Environments Survey (DELES), de Walker & Fraser (2005) traduzido e adaptado a estudantes portugueses do Ensino Superior, por Gomes & Pereira (2009-2018), Questionário de Avaliação da Aprendizagem em Ambiente de Ensino a Distância (DELES-Pt), expostos a modelos de aprendizagem mista. Este instrumento permite avaliar o ambiente psicossocial da aprendizagem em alunos do ensino superior. É um questionário tipo Likert constituído por 34 itens,seguido por oito preposições que procuram averiguar a opinião do estudante sobre o ensino a distância (42), em que as respostas são dadas tendo em atenção uma escala de cinco pontos, em que 1 tem o valor de «nunca» e 5 tem o valor de «sempre». Os trabalhos desenvolvidos pelas autoras com o DELES-Pt, apresentavou no respectivo estudo psicométrico seis factores, que são: a Interacção e Colaboração dos Alunos, o Suporte Docente, a Relevância Pessoal, a Aprendizagem pelo Real, a Autonomia do Aluno e a Aprendizagem Activa. A versão em português do DELES-Pt demonstra fortes indicadores de confiabilidade e validade como instrumento independente de avaliação do ambiente de aprendizagem psicossocial em Ensino a Distância.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31369
Aparece nas coleções: DEP - Relatórios

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Questionario_DELES_pt.pdf1.21 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.