Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31282
Title: Desenvolvimento de dossier concepção de processo industrial: componentes de revolução
Author: Pacheco, João Pedro Delgadinho
Advisor: Completo, António Manuel Godinho
Keywords: Planeamento de processo
Controlo estatístico de processos
CAM
Torneamento
Gamas de maquinagem
CNC
Cadeia de cotas
Capabilidade
Defense Date: 20-Dec-2019
Abstract: Este relatório de estágio curricular desenvolvido na empresa Renault Cacia S. A documenta a análise do impacto da implementação de uma nova gama de maquinagem na operação de torneamento do pinhão louco de 3ª velocidade JR, por forma a que a atual linha de torneamento permita de forma simultânea e com o mínimo de alterações também o torneamento dos novos pinhões JT4. O período do estágio coincidiu com as atividades de revisão e adaptação da linha de produção do pinhão de 3ª velocidade e por isso a maioria dos aspetos abordados estão relacionados com o mesmo, embora alguns deles sejam comuns a outros pinhões JR e JT4. Procedeu-se numa fase inicial a uma contextualização dos produtos fabricados na empresa. Realizou-se também uma revisão sobre a metodologia de tomada de decisões e planeamento de processos industriais. Foi realizada uma descrição detalhada das atividades desempenhadas na empresa durante o período de estágio curricular. Foi explanado o motivo que levou à necessidade de alteração da gama de maquinagem, foram apresentados os principais aspetos diferenciadores da nova gama, foi descrita a nova estratégia para a sequência da maquinagem bem como as ferramentas e sistemas de aperto de peça utilizados, posteriormente foi feita uma descrição das atividades de adaptação de uma das máquinas que produz o pinhão de 3ªJR para a nova gama de maquinagem e numa fase final foi avaliado o desempenho da máquina adaptada e a mesma foi validada com recurso a um estudo de tempo de ciclo e capabilidade. A gama de maquinagem JT4 idealizada para o fabrico da diversidade de pinhões loucos JR e JT4 nos tornos existentes implicou a instalação de novos sistemas de aperto e novas ferramentas. Foi desenvolvida uma ferramenta especial a ser utilizada na fase 110 para o torneamento do furo e facejamento das faces do cubo que servem de referência nas restantes fases do fabrico do pinhão. As buchas de aperto foram concebidas de forma a permitirem a montagem indiferenciada de pinhões JT4 e JR, tendo sido dada especial atenção ao volume livre para a passagem das ferramentas sem risco de colisão com a peça ou bucha. Foram substituídos ambos os cilindros hidráulicos, buchas e porta-ferramentas na máquina intervencionada por forma a acomodar a montagem e torneamento dos dois modelos de pinhões. Relativamente ao tempo de ciclo do pinhão JR verifica-se que com a implementação da nova gama de maquinagem este sofreu uma redução de cerca de 5 segundos relativamente à gama utilizada para torneamento antes da alteração, representando esta redução uma melhoria de cerca de 10%. Antes da al-teração apenas estavam a ser cumpridos os objetivos de capabilidade para duas de seis características cuja tolerância deve ser obrigatoriamente garantida na operação de torneamento para assegurar a qualidade nas operações seguintes. Após a implementação da nova gama de maquinagem verifica-se que os índices de capabilidade mínimos são cumpridos nas seis características críticas, representando este facto uma maior confiança no processo de torneamento, e um acréscimo na qualidade dos produtos fabricados.
This internship report developed at Renault Cacia S. A documents the impact analysis of the implementation of a new machining sequence, regarding the turning operation on the 3rd speed gear of the JR gearbox, so that the current production line allows the turning of two different gear models simultaneously and with minimal changes in the setup. The intership pe¬riod coincided with the review and adaptation activities of the 3rd speed JR gear production line and so most of the aspects addressed are related to it, although some of the aspects presented are common to other JR and JT4 gears. At an early stage, a contextualization of the products manufactured in the company was carried out. There was also a review of the decision making methodology and industrial process planning. The detailed description of the activities performed in the company during the internship period was also described. The reason for the need to change the machining sequence was explained as well as the main differentiating aspects of the new machining sequence, the new strategy for the machining sequence operations, the tools and workpiece clamping/fixture systems applied. The tasks regarding the adaptation of one of the machines producing the JR gear for the implementation of the new machining sequence were described and in the final phase the performance of the adapted machine was evaluated and validated by means of a cycle time analysis and a capability study. The JT4 machining sequence developed to manufacture the diversity of JR and JT4 gears on the existing CNC lathes at the company imposed the installation of new clamping systems and new tools. A special tool has been developed to be used in phase 110 for internal turning and facing the hub faces that serve as reference surfaces in the remaining stages of the gear manufacturing. Clamping systems were designed to allow undifferentiated mounting of JT4 and JR clamping jaws, with particular attention being paid to the free space available for correct tool trajectory without risk of collision with the workpiece or clamping device. Both hydraulic cylinders, fixtures and tool holders were replaced in the intervention performed to the machine in order allow the flexible machining of both gear models. Regarding the gear turning cycle time it can be concluded that with the implementation of the new machining sequence it has been reduced by about 5 seconds compared to the sequence previously used for gear turning, this time saving represents a gain of about of 10% in cycle time. Prior to the change, only the capability objectives for two of the six features were being acomplished, the accuracy of which must be guaranteed in the turning operation to ensure quality in subsequent operations. After the implementation of the new machining sequence it is verified that the minimum capability values are fulfilled in the six critical characteristics, representing an increase of quality, reproducibility and reliability in the manufacturing process of these gears.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31282
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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