Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31231
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gorgulho, Ana Rita | pt_PT |
dc.contributor.author | Santos, Leonor | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Nilza | pt_PT |
dc.contributor.author | Sousa, Antónia Luísa | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2021-04-23T18:51:59Z | - |
dc.date.available | 2021-04-23T18:51:59Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/31231 | - |
dc.description.abstract | São Tomé e Príncipe (STP) apresenta um elevado número de professores sem habilitação profissional para a docência, situação que se deve, em parte, à tentativa de cumprimento da meta de universalização do ensino obrigatório, definida pela UNESCO . Reconhecendo-se que a formação contínua (FC) oferece aos professores a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente, nomeadamente em contextos em que educação e formação são consideradas alicerces estruturantes para o progresso do país, está em curso um estudo em torno da FC, centrado no ensino e avaliação da escrita em Língua Portuguesa (LP), numa perspetiva de cooperação para o desenvolvimento na formação de professores. Neste âmbito, seguindo uma abordagem qualitativa em que se privilegiou a análise documental (estudos sobre o contexto) e de conteúdo (respostas a um questionário), e com base na revisão de literatura sobre FC e ensino e avaliação da produção escrita, concebeu-se uma oficina de formação (OF) destinada a professores são-tomenses de LP do 2.º ciclo do ensino básico. A principal finalidade deste artigo é descrever, sustentadamente, a OF, concebida com base no pressuposto de que o desenvolvimento profissional decorre da articulação entre a formação e o contexto educativo. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation | FRH/BD/118163/2016 | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Cooperação com São Tomé e Príncipe | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt_PT |
dc.subject | Ensino, aprendizagem e avaliação da escrita | pt_PT |
dc.title | Formação contínua de professores de português do ensino básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 99 | pt_PT |
degois.publication.issue | 1 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 117 | pt_PT |
degois.publication.title | Da Investigação às Práticas | pt_PT |
degois.publication.volume | 10 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.25757/invep.v10i1.200 | pt_PT |
dc.identifier.essn | 2182-1372 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_Gorgulho, Santos, Costa & Sousa_DaInvestigaçãoÀsPráticas.pdf | Gorgulho, Santos, Costa & Sousa (2020) | 1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.