Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGorgulho, Ana Ritapt_PT
dc.contributor.authorSantos, Leonorpt_PT
dc.contributor.authorCosta, Nilzapt_PT
dc.contributor.authorSousa, Antónia Luísapt_PT
dc.date.accessioned2021-04-23T18:51:59Z-
dc.date.available2021-04-23T18:51:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31231-
dc.description.abstractSão Tomé e Príncipe (STP) apresenta um elevado número de professores sem habilitação profissional para a docência, situação que se deve, em parte, à tentativa de cumprimento da meta de universalização do ensino obrigatório, definida pela UNESCO . Reconhecendo-se que a formação contínua (FC) oferece aos professores a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente, nomeadamente em contextos em que educação e formação são consideradas alicerces estruturantes para o progresso do país, está em curso um estudo em torno da FC, centrado no ensino e avaliação da escrita em Língua Portuguesa (LP), numa perspetiva de cooperação para o desenvolvimento na formação de professores. Neste âmbito, seguindo uma abordagem qualitativa em que se privilegiou a análise documental (estudos sobre o contexto) e de conteúdo (respostas a um questionário), e com base na revisão de literatura sobre FC e ensino e avaliação da produção escrita, concebeu-se uma oficina de formação (OF) destinada a professores são-tomenses de LP do 2.º ciclo do ensino básico. A principal finalidade deste artigo é descrever, sustentadamente, a OF, concebida com base no pressuposto de que o desenvolvimento profissional decorre da articulação entre a formação e o contexto educativo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relationFRH/BD/118163/2016pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLíngua Portuguesapt_PT
dc.subjectCooperação com São Tomé e Príncipept_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectEnsino, aprendizagem e avaliação da escritapt_PT
dc.titleFormação contínua de professores de português do ensino básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escritapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage99pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage117pt_PT
degois.publication.titleDa Investigação às Práticaspt_PT
degois.publication.volume10pt_PT
dc.identifier.doi10.25757/invep.v10i1.200pt_PT
dc.identifier.essn2182-1372pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_Gorgulho, Santos, Costa & Sousa_DaInvestigaçãoÀsPráticas.pdfGorgulho, Santos, Costa & Sousa (2020)1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.