Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31218
Title: Escola, identidade e resistência em Timor: o caso do Externato de São José durante a ocupação indonésia
Author: Ferreira, Ângelo Eduardo Rodrigues
Advisor: Mendes, António Neto
Almeida, Onésimo Teotónio
Keywords: Externato de São José
Escola
Identidade cultural
Identidade nacional
Língua portuguesa
Resistência pacífica
Timor-Leste
Defense Date: 24-Mar-2021
Abstract: Durante 24 anos, os timorenses resistiram à ocupação indonésia, tendo reconquistado a sua independência três após o referendo de 1999, sob os auspícios da ONU. Além da comprovada violência física e psicológica, o regime indonésio proibiu o uso da língua portuguesa e desencadeou um esforço maciço para indonesiar a sociedade timorense, em particular através do sistema educativo e da imposição da língua indonésia em todos os domínios. A exceção foi o Externato de São José (ESJ), uma escola diocesana de Díli que funcionou, a partir de 1976, em língua portuguesa e segundo o programa curricular português, contra as orientações oficiais indonésias, até ser encerrada em 1992. Neste quadro, o desígnio desta investigação consistiu em saber que escola foi o ESJ, qual o seu propósito (ainda que não declarado) e qual a inter repercussão escola-sociedade, à luz do contexto histórico e do quadro metodológico e teórico estabelecidos, percebendo ainda que contributos ela deu para a preservação e afirmação de uma identidade timorense distintiva, assim como para a conquista da independência de Timor-Leste. Procurou-se, em particular, detetar a importância do papel e do funcionamento da educação e da escola, com especial enfoque no seu papel na construção da identidade cultural (nacional) e na resistência pacífica. Neste estudo de caso, ao abrigo do paradigma qualitativo ou interpretativo, também designado fenomenológico-interpretativo, realizou-se a análise de conteúdo de documentos da e sobre a escola, assim como de protocolos de transcrição integral de trinta entrevistas semiestruturadas (de um total de sessenta) a antigos professores, antigos estudantes e membros da sociedade que foram observadores privilegiados da sua ação, cuja validação passou por exigentes procedimentos conduzidos, de forma independente, por juízes externos. Na fase I, reviu-se a literatura e os documentos relativos ao contexto e antecedentes histórico-políticos, culturais e educativos da situação em que a escola operou, assim como a literatura que determinou o quadro conceptual, teórico e metodológico que enquadra o estudo. Construiu-se, na fase II, uma rede de confiança, que permitiu identificar, localizar e contactar, nos cinco continentes, as pessoas que se pretendia entrevistar, assim como recolher documentos relevantes inéditos. Na fase III, desenvolveram-se e validaram-se os instrumentos de recolha de dados, após o que foram realizadas 60 entrevistas semiestruturadas, das quais 30 foram transcritas na íntegra. Na fase IV, realizou-se a análise qualitativa dos protocolos das entrevistas, com a respetiva validação por juízes externos, e concluiu-se o processo de escrita da tese. Os resultados evidenciam que o ESJ teve uma liderança visionária e inspiradora, assente na concretização de um projeto educativo de qualidade, que mereceu a adesão da comunidade escolar alargada e de entidades parceiras. A escola subsistiu sobretudo com as propinas dos estudantes e doações das suas famílias num contexto adverso, de escassez de recursos e hostilidade política. O financiamento, ainda que exíguo, permitiu independência pedagógica e acolher, num ambiente familiar, coeso e saudável, todos aqueles que, independentemente do seu estatuto social, político ou género, quiseram seguir uma educação em língua portuguesa. Segundo os entrevistados, a escola teve como propósito central, a que aderiu a comunidade, a defesa e promoção da língua portuguesa e de uma cultura mista (luso-timorense) como marcas distintivas da identidade timorense, tendo sido, a par com as Frentes Armada, Clandestina e Diplomática, a Frente Cultural da Resistência timorense. De acordo com as suas opiniões, os membros da comunidade escolar tiveram importância capital na luta pela independência do país, pelo especial papel na organização e expansão das atividades clandestinas, de ligação, em língua portuguesa, entre a Frente Armada e a Frente Diplomática, mas sobretudo pela organização de eventos de contestação que sensibilizaram de forma determinante a comunidade internacional. De acordo com muitos dos entrevistados, a escola teve grande impacte na formação de cidadãos e profissionais timorenses com elevadas qualidades e na edificação do estado-nação, tendo sido crucial para manter a língua portuguesa viva em Timor-Leste. A escola sofreu também impacte da sociedade, cuja influência reforçou na comunidade a coesão, a motivação e a ação em torno do propósito, fazendo as adaptações comportamentais necessárias, mas também incluindo no programa curricular disciplinas indonésias para disfarçar as suas intenções perante as autoridades. As pressões externas resultaram primeiro na substituição da direção da escola, fragilizando-a, e depois no seu encerramento definitivo, em boa medida justificado com a implicação de alunos e professores em ações consideradas subversivas contra o estado indonésio.
East Timorese resisted Indonesian occupation for 24 years, having reconquered their independence three years after the UN's 1999 referendum. During the invasion, besides physical and psychological violence, the Indonesian regime banned the Portuguese language and organized a massive effort to impose Indonesian culture in East Timor, mainly through the educational system and the imposition of Bahasa Indonesian in all areas of social life. The exception was the Externato de São José (ESJ), a Catholic school (in Dili) that, from 1976, soon after the military invasion, functioned in Portuguese, following the Portuguese curriculum, against official Indonesian rules, until it was forced to close in 1992. This research aims to understand what kind of school ESJ was, its purpose (although not declared), and to understand the school-society mutual influence, realizing how school members contributed to the perpetuation of a distinctive East Timorese identity, as well to the achievement of Timor-Leste independence. It attempts to understand the role played by education, and this school, in particular, focusing on its power to build cultural (national) identity while resisting foreign aggression. Under the qualitative or interpretative paradigm, the phenomenological interpretative, the data analysis (content analysis) in this case study was carried out over documents from and about the school. Additional documentation included the transcription of thirty semi-structured interviews (from a total of sixty) conducted with former teachers, former students, as well as with members of the community, both privileged observers of its existence. All were validated through demanding procedures performed, independently, by external judges. The initial research consisted of reviewing the literature and documents related to historical, political, cultural, educational, along with conceptual, theoretical, and methodological concerns (phase I). A trustworthy network made it possible to identify, locate, and contact potential interviewees in five continents and collect relevant and, until now, unknown documents (phase II). Data collection instruments were developed and validated, after which 60 semi-structured interviews were carried out, 30 those fully transcribed (phase III). Phase IV comprised qualitative analysis, followed by in-depth validation by external judges. Research findings show that ESJ was driven by visionary and inspiring leadership, based on the idea of offering students a quality Timorese education, which found agreement and support of the wider school community and partner entities. The school survived mainly on student fees and their families' donations in an adverse context of resource scarcity and political hostility. Although scarce, the funding allowed pedagogical independence. The school had open doors even to those who couldn't pay but wanted to follow an education in Portuguese, all welcomed in a familiar, cohesive, and harmonious environment, regardless of their social, political, or gender status. According to the interviewees, the school and its community both had as essential purpose the protection and advancement of the Portuguese language and mixed culture (Luso-Timorese) as distinctive attributes of the Timorese identity. Therefore, the school was perceived as the cultural front of the Timorese resistance, along with the armed, covert, and diplomatic fronts. According to interviewees' opinions, former teachers and students were of paramount importance in their independence struggle. Their leading role in the organization/expansion of clandestine activities, connecting (in Portuguese) the Armed Front and the Diplomatic Front, but above all for the organization of protests and demonstrations that made the international community more aware of the Timor-Leste problem was also essential. According to many of the interviewees, the school had a high-quality impact on Timorese citizens' and professionals' education and building the new nation-state, which has been crucial to keeping the Portuguese language alive in Timor-Leste. The school suffered the impact of society, whose influence reinforced cohesion, motivation, and action around its purpose, making the necessary behavioral adaptations and including Indonesian disciplines into the curriculum to disguise its true intentions before authorities. External pressures led first to the school director and vice director's replacement, weakening its leadership, and finally shutting the school down, based mainly on the argument that students (and teachers) were leading subversive actions against Indonesia.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31218
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ângelo_Ferreira.pdf54.62 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.