Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31211
Title: Os desafios do design na valorização do território: o caso da ria de Aveiro
Author: Cardoso, Maria Alice Correia
Advisor: Roda, Rui
Fidélis, Teresa
Keywords: Design
Território
Design estratégico
Rede de valor
Cadeia de valor
Defense Date: 12-Mar-2021
Abstract: Este estudo iniciou-se com a intenção de colocar o Design em diálogo com a cadeia de valor dos produtos da agrobiodiversidade. Elegeu o território Ria de Aveiro, caracterizado pela sua elevada biodiversidade, e procurou respostas para sua inquietação, sobre os desafios do design na valorização do território. A Ria de Aveiro apresentou-se desde o início com sinais de complexidade e diversidade na sua rede de sistemas, que apontavam para um valor de qualidade de difícil compreensão e com indícios de uma distribuição desequilibrada desse valor ao longo da sua cadeia de valor. Um tema pertinente num mundo globalizado e numa época em que o Design se assume como uma ferramenta estratégica para a valorização de territórios, através de ações de preservação e divulgação da identidade e cultura locais, que valorizem o capital social e local. Com base numa abordagem sistémica e inovadora, procuramos identificar os atores envolvidos nas atividades económicas de cariz tradicional neste território, dando conta dos sinais da sua complexidade. Desenvolvemos, assim, um quadro que nos permitiu, por um lado, dar visibilidade a essa realidade e, por outro, fazer uma aproximação ao valor cultural e emocional associado às atividades deste território que apontam para um valor de qualidade. Uma abordagem centrada na compreensão e visualização da cadeia de valor em prática dos bivalves da Ria de Aveiro. Esta análise da cadeia de valor dos bivalves na Ria de Aveiro permitiu-nos identificar um imenso campo de oportunidades de ação que carecem de projeto orientado para a valorização deste território, ações que poderão potenciar a articulação de competências ao longo da cadeia de valor/constelação de valor e antecipar cenários onde se agregam valores a este setor. E assim, contribuir para a criação de estratégias de inovação que potenciem o desenvolvimento económico e social da Ria de Aveiro, estimulando o reconhecimento da sua identidade com base na valorização dos produtos da biodiversidade e agregando valor à própria cadeia de valor. Concluímos que a produção de bivalves na Ria de Aveiro apresenta um peso e um valor naquilo a que chamamos “fábrica da biodiversidade”, que reclama ações projectuais capazes de promover o seu valor intrínseco. Evidências que revelam o espaço no qual o Design pode comunicar e ampliar a natureza do território através do produto e, assim, contribuir para a construção de variáveis emblemáticas do território a partir da compreensão da cadeia de valor de sistemas produtivos.
This study has begun with the intention of putting Design in dialogue with the value chain of agrobiodiversity products. It designated the “Ria de Aveiro” (Aveiro Lagoon) territory, characterized by its high biodiversity, and sought answers to its concern, about the challenges of design in promoting the territory. The “Ria de Aveiro” (Aveiro Lagoon) presented itself from the beginning with signs of complexity and diversity in its network of systems, which pointed to a quality value that was difficult to understand and with indications of an unbalanced distribution of this value along its value chain. A relevant theme in a globalized world and at a time when Design is assumed as a strategic tool for valuing territories, through actions to preserve and promote local identity and culture, which value social and local capital. Based on a systemic and innovative approach, we aim at identifying the people involved in traditional economic activities in this territory, giving account of the signs of their complexity. Thus, we developed a framework that allowed us, on the one hand, to give visibility to this reality and, on the other, to make an approximation to the cultural and emotional value associated with the activities of this territory that point to a quality value. An approach focused on understanding and visualizing the value chain in practice of the bivalve of the “Ria de Aveiro” (Aveiro Lagoon). This analysis of the value chain of bivalve in the “Ria de Aveiro” (Aveiro Lagoon) enabled us to identify an immense realm of opportunities for action that lack a project oriented towards the valorization of this territory, actions that can enhance the articulation of competencies along the value chain / value constellation and anticipate scenarios in which values are added to this sector. And thus, contribute to the creation of innovation strategies that boost the economic and social development of the “Ria de Aveiro” (Aveiro Lagoon), stimulating the recognition of its identity based on the valorization of biodiversity products and adding value to the value chain itself. We conclude that the production of bivalve in the“Ria de Aveiro” (Aveiro Lagoon) has a weight and a value in what we call the "biodiversity factory", which claims project actions capable of promoting its intrinsic value. Signs that reveal the area in which Design can communicate and expand the nature of the territory through the product and, thus, contribute to the establishment of emblematic variables of the territory from the understanding of the value chain of productive systems.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31211
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UA - Teses de doutoramento

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