Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31169
Title: Desenvolvimento de uma bicicleta elétrica num contexto identitário português
Author: Freitas, Luís André Castro
Advisor: Gomes, António João Fernandes Lourenço
Lima, Paulo Agostinho Silva de
Keywords: Bicicleta elétrica
Bicicleta
Motociclo
Mobilidade
Surf
Desenho
Design
Defense Date: 24-Feb-2021
Abstract: A indústria das bicicletas portuguesas tem uma história de sucesso, sobretudo no distrito de Aveiro, onde chegaram a existir perto de 70 empresas ligadas ao cicloturismo e aos utilizadores da bicicleta e 26 ligadas ao fabrico e montagem de motorizadas. Estas empresas, dedicadas à conceção e produção de bicicletas, são guardiãs do nosso legado industrial e simbólico nas áreas da metalomecânica, das engenharias e da cultura e, claro está, do desenho industrial. Esta condição coloca Portugal na primeira posição do ranking europeu de exportação de bicicletas em 2019. A mobilidade sustentável é hoje uma das principais exigências colocadas pela sociedade em que vivemos para a redução da sua pegada ecológica. A bicicleta elétrica surge como resposta a essa exigência e é apontada como sendo o futuro das deslocações de pequeno curso. Neste contexto, observou-se a existência de um nicho (praticantes de surf) que pode usufruir das caraterísticas deste meio de transporte aliando a necessidade aos ideais ecológicos que pratica. Com base nesta necessidade desenvolveu-se uma bicicleta elétrica para responder aos desafios da mobilidade dos surfistas. Foram abordados temas como a mobilidade, a bicicleta, o surf e a motorizada, formando uma base para o desenvolvimento da bicicleta elétrica. No processo de criação teve-se como principal inspiração a Casal Boss, uma das mais icónicas motorizadas nacionais, cruzando a sua linguagem com todas as considerações necessárias para suprir as necessidades de locomoção dos surfistas.
The Portuguese bike industry has an history of success mainly in Aveiro district. It came to a point where there were nearly 70 companies related to cycling tourism and bike users, apart from the other 26 that used to take care of the production and assembling process of the motorcycles. These organizations that devoted their time on the concession and the production of the bikes are currently the guardians of our great industrial legacy in fields like, metalworking, engineering, culture and certainly in industrial design. This puts Portugal in the first position in the European bike exportation ranking in 2019. Currently, sustainable mobility is one of the main demands placed by society to reduce its ecological footprint. The E-bike comes up with a purpose of solution to this problem being known as the future of the short distance displacements. In this context, it was observed the existence of a niche (the surfers) that can take advantage of the characteristics of this displacement method combining their needs with the ecological ideals that they practice. Based on this necessity, an E-bike has been developed to match the surfer’s mobility challenges. Topics such as mobility, bicycle, surf and mopeds have been covered, creating a basis to the E-bike development. The creation process has been mainly inspired by Casal Boss, one of the most iconic Portuguese motorcycles, meeting all the surfer’s locomotion requirements.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31169
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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