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http://hdl.handle.net/10773/31169
Title: | Desenvolvimento de uma bicicleta elétrica num contexto identitário português |
Author: | Freitas, Luís André Castro |
Advisor: | Gomes, António João Fernandes Lourenço Lima, Paulo Agostinho Silva de |
Keywords: | Bicicleta elétrica Bicicleta Motociclo Mobilidade Surf Desenho Design |
Defense Date: | 24-Feb-2021 |
Abstract: | A indústria das bicicletas portuguesas tem uma história de sucesso, sobretudo
no distrito de Aveiro, onde chegaram a existir perto de 70 empresas ligadas ao
cicloturismo e aos utilizadores da bicicleta e 26 ligadas ao fabrico e montagem
de motorizadas. Estas empresas, dedicadas à conceção e produção de
bicicletas, são guardiãs do nosso legado industrial e simbólico nas áreas da
metalomecânica, das engenharias e da cultura e, claro está, do desenho
industrial. Esta condição coloca Portugal na primeira posição do ranking
europeu de exportação de bicicletas em 2019.
A mobilidade sustentável é hoje uma das principais exigências colocadas pela
sociedade em que vivemos para a redução da sua pegada ecológica. A
bicicleta elétrica surge como resposta a essa exigência e é apontada como
sendo o futuro das deslocações de pequeno curso. Neste contexto, observou-se a existência de um nicho (praticantes de surf) que pode usufruir das
caraterísticas deste meio de transporte aliando a necessidade aos ideais
ecológicos que pratica.
Com base nesta necessidade desenvolveu-se uma bicicleta elétrica para
responder aos desafios da mobilidade dos surfistas. Foram abordados temas
como a mobilidade, a bicicleta, o surf e a motorizada, formando uma base para
o desenvolvimento da bicicleta elétrica. No processo de criação teve-se como
principal inspiração a Casal Boss, uma das mais icónicas motorizadas
nacionais, cruzando a sua linguagem com todas as considerações necessárias
para suprir as necessidades de locomoção dos surfistas. The Portuguese bike industry has an history of success mainly in Aveiro district. It came to a point where there were nearly 70 companies related to cycling tourism and bike users, apart from the other 26 that used to take care of the production and assembling process of the motorcycles. These organizations that devoted their time on the concession and the production of the bikes are currently the guardians of our great industrial legacy in fields like, metalworking, engineering, culture and certainly in industrial design. This puts Portugal in the first position in the European bike exportation ranking in 2019. Currently, sustainable mobility is one of the main demands placed by society to reduce its ecological footprint. The E-bike comes up with a purpose of solution to this problem being known as the future of the short distance displacements. In this context, it was observed the existence of a niche (the surfers) that can take advantage of the characteristics of this displacement method combining their needs with the ecological ideals that they practice. Based on this necessity, an E-bike has been developed to match the surfer’s mobility challenges. Topics such as mobility, bicycle, surf and mopeds have been covered, creating a basis to the E-bike development. The creation process has been mainly inspired by Casal Boss, one of the most iconic Portuguese motorcycles, meeting all the surfer’s locomotion requirements. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31169 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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