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Title: Análise espacial para a compreensão das ligações rural-urbano atráves dos produtos agroalimentares: o caso do projeto STRINGS
Author: Ribeiro, Carlos Manuel Rocha
Advisor: Figueiredo, Elisabete Maria Melo
Rocha, Fernando Jorge Pedro da Silva Pinto da
Keywords: Análise espacial
Coesão territorial
Ligações rural-urbano
Produção local
Produtos agroalimentares de proveniência rural
Sistemas de informação geográfica
STRINGS
Defense Date: 24-Feb-2021
Abstract: As ligações entre o rural e o urbano têm sido frequentemente objeto de estudo em Portugal. Ainda assim, as assimetrias entre o rural e o urbano não deixaram de se acentuar ao longo das últimas décadas. A litoralização da população, a concentração populacional nas cidades juntamente com o ainda persistente êxodo rural, contribuíram para um desequilíbrio das dimensões económicas, sociais e territoriais entre regiões. De forma a contrariar esta tendência, têm sido promovidas algumas políticas de atração e captação da população e também da atividade turística, que, no entanto, não têm sido suficientes para uma promoção da coesão territorial. Com isto, torna-se necessário repensar as capacidades e potencialidades dos territórios rurais, em termos da mobilização dos seus recursos e, através deles, promover novas e/ou renovadas relações com os territórios urbanos. O projeto “STRINGS - Selling The Rural IN (urban) Gourmet Stores – establishing new liaisons between town and country through the sale and consumption of rural products (PTDC/GES-OUT/29281/2017/ POCI-01-0145-FEDER-029281)” propõe-se analisar essas relações, através do exame dos processos de produção e comercialização dos produtos agroalimentares de proveniência rural. Partindo da análise das lojas gourmet e/ou especializadas, o projeto examina os percursos daqueles produtos, desde a sua produção até ao seu consumo, procurando mapeá-los. Na presente dissertação pretende-se justamente explorar e mapear as ligações entre o urbano e o rural através da análise dos percursos dos produtos agroalimentares, desde a sua produção à sua comercialização, com o suporte de uma análise espacial, com recurso aos sistemas de informação geográfica (SIG). Esta análise tem um enfoque mais relevante nas lojas que vendem produtos agroalimentares de origem rural em contexto urbano (especializadas e /ou gourmet), e são efetuadas através da aplicação de geoprocessamentos das variáveis selecionadas, tais como, áreas de influência, organização espacial das lojas bem como a sua evolução espaciotemporal e os fluxos entre a origem e destino dos produtos foram essenciais para a concretização dos objetivos propostos. Estas análises espaciais podem também servir de apoio à tomada de decisões políticas neste âmbito temático, sobretudo nos programas de desenvolvimento rural em que se pretende dinamizar as economias rurais e que estas lojas são um veículo para o alcance desse objetivo. Como referido, esta dissertação deriva do projeto STRINGS que envolve a análise de um conjunto de lojas especializadas e/ou gourmet em três cidades portuguesas: Aveiro, Lisboa e Porto e das suas relações com os territórios de que provêm os produtos agroalimentares comercializados. Como se verificará, a maior parte destes produtos tem origem nas regiões rurais mais interiores do país, havendo uma relativamente clara ancoragem geográfica das lojas analisadas a territórios específicos. Esta dissertação é composta por um enquadramento das transformações rurais, das relações com o urbano através dos produtos agroalimentares. Seguidamente, apresenta-se a metodologia para a análise espacial, através da informação geográfica, tendo sido utilizadas ferramentas de geoprocessamento e estatísticas espaciais, assim como dados externos provenientes do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Direção Geral do Território (DGT) que permitiram compreender melhor os dados recolhidos no âmbito do projeto STRINGS e proceder a um mapeamento das relações de proximidade entre as lojas inquiridas nas cidades com as regiões de proveniência dos produtos. Com a integração dos SIG no projeto foi possível mapear as ligações entre a origem e destino dos produtos agroalimentares, bem como perceber as dinâmicas de organização e distribuição das lojas que os vendem em contexto urbano. Assim, foi possível verificar o aumento do interesse e do consumo dos produtos agroalimentares de origem rural e em resposta o aumento espontâneo deste tipo de lojas nas cidades analisadas, bem como diagnosticar o público-alvo das lojas e a influência espacial que estas têm nas respetivas cidades. Estas lojas além de comercializarem os produtos agroalimentares, também são promotores dos territórios rurais em ambiente urbano.
The links between rural and urban have often been the subject of study in Portugal. Nevertheless, the asymmetries between rural and urban have not ceased to increase over the last decades. The coastalisation of the population and the concentration of population in cities together with the persistent rural exodus have both contributed to an imbalance of economic, social, and territorial dimensions between regions. In order to counter this trend, policies to attract the population and tourism have been promoted but have not been sufficient to promote territorial cohesion. This makes it necessary to rethink the capacity and the potential of rural territories in terms of mobilising their resources and, through them, promoting new and/or renewed relations with urban territories. The project "STRINGS - Selling The Rural IN (urban) Gourmet Stores - establishing new liaisons between town and country through the sale and consumption of rural products (PTDC/GES-OUT/29281/2017/ POCI-01-0145-FEDER-029281)" aims to analyse these links by examining the production and marketing processes for agri-food products of rural origin. Based on the analysis of specialised and/ or gourmet shops, the project examines their routes, from production to consumption, seeking to map them. This dissertation aims to explore and map the links between urban and rural areas by analysing the routes taken by agri-food products, from production to marketing, with the support of a spatial analysis, using geographic information systems (GIS). This spatial analysis, through the application of geoprocessing of the selected variables, such as areas of influence, spatial organization of the shops as well as the spatiotemporal evolution and the flows between the origin and destination of the product were essential for the achievement of the proposed objectives. These spatial analyses can also serve to support decision making in this thematic scope, especially in rural development programs in which it is intended to boost dynamism as rural economies and that these stores are a vehicle for achieving this objective. As mentioned, this dissertation derives from the STRINGS project which involves the analysis of a set of specialised and/ or gourmet shops in three Portuguese cities: Porto, Aveiro, and Lisbon, and their relations with the territories from which the commercialized agri-food products come. As will be seen, most of these products originate in the most inland rural regions of the country, and there is a clear geographical connection between the shops analysed and specific territories. This dissertation is composed of a framework of the rural transformations and the relations with the urban through the agri-food products. Next, the methodology for the spatial analysis is presented, through geographical information. Geoprocessing tools and spatial statistics were used, as well as external data from the National Statistics Institute (INE) and the Directorate-General for Territory (DGT), which allowed a better understanding of the data collected under the STRINGS project and a mapping of the proximity relations between the shops surveyed in the cities and the regions from which the products originate. With the integration of GIS in the project, it was possible to map the links between the origin and destination of agri-food products, as well as the organisation and distribution of shops selling them in an urban context. Thus, it was possible to verify the increase in interest and consumption of agri-food products of rural origin and the spontaneous increase of this type of shop in the cities analysed, as well as identify the target audience of the shops and the spatial influence they have in the respective cities. These shops, in addition to selling agri-food products, are also promoters of rural territories in an urban environment.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31088
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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