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http://hdl.handle.net/10773/31080
Title: | Determinantes do comportamento de compra de marcas de gadgets: o caso dos smartphones |
Author: | Quaresma, Cláudia Dias |
Advisor: | Vale, Vera Teixeira Melo, Ana Isabel |
Keywords: | Comportamento do consumidor Intenção de recompra Marca Smartphones Valor da marca Marketing |
Defense Date: | 5-Feb-2021 |
Abstract: | A tecnologia tem vindo a desenvolver-se exponencialmente e, todos os dias, os consumidores se deparam com novos dispositivos eletrónicos à sua disposição. Por ser um tema em constante evolução e tão presente no dia-a-dia de muitos, o seu estudo torna-se interessante. Como tal, o presente estudo pretende analisar o comportamento do consumidor quanto às suas escolhas relativamente a smartphones, determinando as variáveis que influenciam o comportamento de compra de marcas de smartphones, dando resposta às questões de investigação desenvolvidas.
Com o intuito de atingir este objetivo, foi desenvolvido um modelo de investigação, baseado em diversos autores, que originou um estudo através de uma metodologia quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário, enviado por e-mail e através das redes sociais. Foram recolhidas 551 respostas, todas elas validadas, que deram origem a um conjunto de dados para tratamento no Software IBM® SPSS® Statistics.
Os dados recolhidos foram analisados com recurso a diversos métodos – Estatísticas Descritivas, Análise Fatorial, Confiabilidade e Validação e, finalmente, o Modelo de Equações Estruturais –, com o objetivo de apurar resultados, a fim de serem discutidos.
Os resultados mostram que nem todas as hipóteses em estudo se confirmam, apesar de suportadas pela literatura. No entanto, as hipóteses confirmadas encontram-se devidamente suportadas pela literatura e pelos sólidos valores obtidos com o Modelo de Equações Estruturais, concluindo-se que o Valor da Marca é positivamente influenciado pela Lealdade à Marca e pelas Associações à Marca e a Intenção de Recompra é positivamente influenciada pelo Passa a Palavra e pelo Valor da Marca. Existem, efetivamente, variáveis que influenciam, com expressão, o Valor da Marca e a Intenção de Recompra. Technology has been developing exponentially and, every day, consumers are faced with new electronic devices at their disposal. Because it is a constantly evolving theme and so present in the daily lives of many, its study becomes interesting. As such, this research aims to analyse consumer behaviour regarding their choices about smartphones, determining the variables that influence the purchasing behaviour of smartphone brands, answering the research questions developed. In order to achieve this goal, a research model was developed, based on several authors, which originated a study that used a quantitative methodology. Data were gathered through the dissemination of a questionnaire survey, sent by e-mail and the social media. 551 valid answers were collected and treated in IBM® SPSS® Statistics Software. The collected data were analysed using several methods – Descriptive Statistics, Factor Analysis, Reliability and Validation and, finally, the Structural Equations Model –, in order to obtain results to be discussed. The results show that not all hypotheses under study are confirmed, despite being supported by the literature. However, the confirmed hypotheses are duly supported by the literature and by the solid values obtained with the Structural Equations Model, concluding that Brand Equity is positively influenced by Brand Loyalty and Brand Associations and Repurchase Intention is positively influenced by Word-of-Mouth and Brand Value. There are, effectively, variables that influence, with expression, the Brand Value and the Repurchase Intention. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31080 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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