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http://hdl.handle.net/10773/31028
Title: | Implementação do programa de literacia familiar Conto Contigo |
Other Titles: | Implementation of the Conto Contigo family literacy program |
Author: | Graça, Ana Filipa de Oliveira |
Advisor: | Costa, Isabel Monteiro da |
Keywords: | Literacia familiar Literacia emergente Programas de literacia familiar Ambiente de literacia familiar Recursos familiares Crenças Comportamentos Atitudes Práticas Atividades Terapia da fala |
Defense Date: | 18-Feb-2021 |
Abstract: | Em Portugal, apesar de serem conhecidas várias iniciativas que
promovam a literacia emergente das crianças, poucas são
conhecidas com foco no conhecimento e empoderamento das
famílias, através de programas de literacia familiar.
O programa de literacia familiar “Conto Contigo”, desenvolvido
pela Fundação Aga Khan, emergiu da necessidade de envolver
as famílias no desenvolvimento da literacia emergente dos seus
filhos, num contexto de facilitação, não de instrução.
Este estudo tem um desenho longitudinal, de pré (M1) e pós
intervenção (M2 e M3) para avaliar as mudanças nos recursos,
atitudes, comportamentos, crenças, entendimento, práticas e
atividades de literacia familiar. Também se pretende estudar o
papel do Terapeuta da Fala neste tipo de programa. A amostra
é constituída por 10 famílias que participaram no “Conto
Contigo”, numa biblioteca em Braga, Portugal.
Na análise quantitativa dos questionários de literacia familiar,
apenas se verificaram diferenças estatisticamente significativas
ao nível dos comportamentos de literacia (p=0.01<0.05). Da
análise qualitativa, observa-se uma tendência de aumento das
atividades e práticas de literacia familiar no M2 e uma
estabilização no M3. Considera-se vantajoso o envolvimento de
um animador profissional, com formação nas áreas da
linguagem, leitura e escrita.
A intervenção não teve um efeito muito visível, contudo parece
trazer benefícios para os grupos de famílias com menos livros e
de estatuto socioeconómico mais baixo. In Portugal, although many initiatives are known to enhance children’s emergent literacy, few are known with focus in the knowledge and empowerment of the families, through family literacy practices. The Family Literacy Programme “Conto Contigo”, designed by Aga Khan Foundation in Portugal, arose from the need to involve families in the development of children’s emergent literacy, in a facilitation, not instruction context. This study was a pre (M1) and post intervention (M2 and M3) design to assess the changes in resources, attitudes, behaviours, beliefs, understandings and family literacy activities and practices. Also, we aim to study the speech-language pathologist´s role in this type of programme. The sample is composed by 10 families who participated in “Conto Contigo”, in a city library, in Portugal. Through the quantitative analysis of the family literacy questionnaires, only literacy behaviors were found statistically significant different (p = 0.01 <0.05). From the qualitative analysis, there is a tendency towards an increase in family literacy activities and practices in M2 and a stabilization in M3. The involvement of a professional animator with training in the areas of language, reading and writing is considered advantageous. The intervention did not have a very visible effect, however it seems to bring benefits to groups of families with fewer books and lower socioeconomic status. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31028 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ESSUA - Dissertações de mestrado |
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