Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30908
Title: A satisfação profissional e o engagement dos enfermeiros de cuidados de saúde primários no processo de implementação do modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar
Author: Sá, Romana Tavares de
Advisor: Laranjeira, Assunção
Keywords: Satisfação
Engagement
Modelos de intervenção familiar
Cuidados de saúde primários
Defense Date: 17-Feb-2021
Abstract: Enquadramento: O enfermeiro de família assume um papel central no cuidado à família. Apesar de se encontrar referenciado como o modelo teórico adotar nesta área de cuidados, constata-se que o modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar não se encontra ser integrado de forma suportada na prática clínica dos enfermeiros de família do centro de saúde envolvido no processo. A nível da ciência da gestão dos recursos humanos, verifica-se que o Engagement e a Satisfação Profissional encontram-se intimamente relacionados com a motivação e a proatividade no exercício das funções, assim como no envolvimento dos enfermeiros na participação em projetos e oportunidades de formações. Objetivo: Definiu-se como objetivo geral analisar a satisfação profissional, o Engagement e os registos clínicos ao longo do processo de implementação modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar. Método: De forma a alcançar o objetivo, traçou-se um estudo quantitativo de natureza descritiva, comparativa e correlacional, que foi desenvolvido ao longo do processo de integração do MDAIF na prática clínica dos enfermeiros. Resultados: Este estudo permitiu determinar que ao longo do processo de implementação do MDAIF se verificou a existência de diferenças estatisticamente significativas na qualidade de registos (p-value=,000). Confirma-se a existência de diferenças estatisticamente significativas do conhecimento auto percecionado no momento 2 (p-value=0,028), a competência auto percecionada no momento 2 (p-value=0,0388) e qualidade dos registos no momento 1 (p value=0,0388) em relação às habilitações académicas. O conhecimento e competências auto percecionados e a satisfação profissional apresentam correlações significativas com o Engagement e suas dimensões. Conclusão: Verificou-se uma mudança positiva na qualidade dos registos clínicos observados.
Backgroung: The family nurse assumes a central role in caring for the family. Despite being referenced as the theoretical model adopted in this area of care, it appears that the dynamic model of family assessment and intervention is not integrated in a supported way in the clinical practice of family nurses at the health facility involved in the process. In terms of human resource management science, it appears that Engagement and job satisfaction are closely related to motivation and proactivity in the exercise of functions, as well as the involvement of nurses in participation in projects and training opportunities. Aim: Analyze job satisfaction, Engagement and clinical records throughout the implementation process dynamic model of family assessment and intervention Method: In order to achieve the objective, a quantitative study of a descriptive, comparative, and correlational nature was developed, which was developed throughout the process of integrating MDAIF into the clinical practice of nurses. Results: This study allowed us to determine that throughout the process of implementing the MDAIF, there were statistically significant differences in the quality of records (p-value =, 000). The existence of statistically significant differences between self-perceived knowledge at moment 2 (p-value = 0.028), self-perceived competence at moment 2 (p-value = 0.0388) and quality of records at moment 1 (p- value = 0.0388) in relation to academic qualifications. Self-perceived knowledge and skills and job satisfaction have significant correlations with Engagement and its dimensions. Conclusion: There was a positive change in the quality of the observed clinical records.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30908
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

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