Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/30903
Title: | Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais |
Author: | Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de |
Advisor: | Cruz, João Pedro Antunes Ferreira da |
Keywords: | Probabilidades Exercícios parametrizados RStudio Teste em duas fases |
Defense Date: | 7-Jul-2020 |
Abstract: | Tendo como base de estudo o tópico Probabilidades no âmbito do plano
curricular da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais para o 11.º
ano de escolaridade, exploramos possíveis potencialidades do software
RStudio, em conexão com o Rmarkdown, na conceção de exercícios
parametrizados, isto é, na criação de exercícios com um mesmo enunciado, e
grau de dificuldade similar, a menos de parâmetros previamente definidos que
serão gerados de forma aleatória.
Com esta ferramenta computacional, construímos um total de 12 exercícios
parametrizados de resposta aberta sobre conceitos do tópico Probabilidades
acompanhados de uma proposta de resolução. Em uma dessas
parametrizações, é possível a escolha prévia das soluções a partir das quais se
determina quais os valores que devem constar no enunciado (exercício
parametrizado invertido).
O desenvolvimento deste recurso digital permite, a um docente com acesso aos
ficheiros Rmarkdown e no seu próprio computador pessoal, a criação de
documentos de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, como sejam,
fichas de exercícios ou provas de avaliação.
Mais ainda, definimos um instrumento de avaliação adaptando o teste em duas
fases. Based on the Probability topic included in the syllabus of the subject “Matemática para as Ciências Sociais” for 11th grade students, we explore potential abilities of the RStudio, working with the Rmarkdown, in creating the so called parameterized exercises. A parameterized exercise contains some previously defined parameters whose values are randomly generated leading to different exercises with similar statement and degree of difficulty. In our study, we consider open response type questions for the parameterized exercises. Using this computational tool, a total of 12 parameterized exercises about Probabilities accompanied by a resolution proposal are built. In one of these parameterizations, it is possible to previously choose the solutions from which it is determined which values should appear in the statement (inverted parameterized exercise). For any teacher with access to the Rmarkdown files, this digital resource on his own personal computer allows the creation of documents to support the teaching and learning process, such as exercise sheets or assessment tests. Furthermore, we propose to adapt the assessment test in two phases (“teste em duas fases”) using parametrized exercises in its construction. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30903 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Vitor_Freitas.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.