Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30883
Title: Sistemas de gestão de desempenho na INARBEL, S.A.
Author: Pinto, Vitor Manuel Reis
Advisor: Melo, Ana Isabel
Pratas, Joaquim Fernando Monteiro
Keywords: Gestão de desempenho
Desempenho organizacional
Sistemas de gestão de desempenho
Indústria têxtil e do vestuário
INARBEL
Defense Date: 18-Feb-2021
Abstract: Os sistemas de gestão de desempenho tornaram-se essenciais para atingir os níveis de excelência e competitividade exigidos, contribuindo para uma melhoria contínua, tanto dos funcionários como da organização. Sendo que a indústria têxtil e do vestuário representa em Portugal 3% das contribuições para o PIB português e se destaca em termos de exportações, considerou-se interessante estudar a forma como os sistemas de gestão de desempenho estão a ser implementados nesta indústria. Com este propósito, foi selecionada uma empresa deste setor – INARBEL S.A. – Indústria de Malhas e Confeções –, para a realização do estudo. O objetivo foi tentar compreender o funcionamento do sistema de gestão de desempenho nesta empresa, perceber os problemas existentes e os benefícios que esta implementação pode trazer na melhoria do desempenho dos trabalhadores, dos processos internos/externos e, consequentemente, da organização, e apresentar propostas de melhoria para o mesmo. Este estudo exploratório adota uma metodologia de caracter qualitativo e interpretativista, com desenho de estudo de caso, fundamentado na recolha de dados através de análise documental e entrevistas semiestruturadas a diversos colaboradores, com funções distintas, que estiveram, de alguma forma, envolvidos no processo de gestão de desempenho e de gestão da qualidade. Os resultados mostram que apesar de todos os entrevistados reconhecem a importância da avaliação e gestão de desempenho, só houve um exercício de avaliação (em 2018), que apresentou várias falhas, nomeadamente, a ausência de feedback relativamente à avaliação efetuada e a falta de envolvimento dos supervisores e colaboradores de cada departamento na conceção de indicadores que incorporassem as especificidades de cada departamento. Algumas sugestões de melhoria passam, entre outros, por: capacitar o Departamento de Recursos Humanos para que este seja capaz de desenhar e implementar um sistema de gestão de desempenho mais robusto; desenvolver um sistema de gestão de desempenho mais holístico; alinhar os objetivos estratégicos com a missão, a visão e os valores da empresa, alinhar os objetivos operacionais com os objetivos estratégicos e definir indicadores, metas e iniciativas alinhados com os objetivos definidos; envolver as pessoas da empresa na definição dos objetivos e dos indicadores; implementar um sistema alternativo (por exemplo, a Avaliação 360o), para evitar a parcialidade na avaliação, reportada por alguns dos entrevistados; providenciar feedback acerca da avaliação a todos os colaboradores sujeitos a ela, devendo, para tal, melhorar-se a comunicação na empresa; e agir com base nos resultados da avaliação, ligando-os a um sistema de incentivos. As sugestões de melhoria dadas, se implementadas, irão certamente contribuir para a implementação de um sistema de gestão de desempenho válido e útil na INARBEL, proporcionando uma melhoria considerável do desempenho na empresa.
Performance management systems have become essential to achieve the required levels of excellence and competitiveness, contributing to continuous improvement, both for employees and the organization. Since the textile and clothing industry in Portugal represents 3% of contributions to Portuguese GDP and stands out in terms of exports, it was considered interesting to study the way in which performance management systems are being implemented in this industry. For this purpose, a company from this sector - INARBEL S.A. - Indústria de Malhas e Confeções - was selected to carry out the study. The goal was to try to analyze the functioning of the performance management system in this company, in order to understand the existing problems and the benefits that this implementation can bring in improving the performance of workers, internal / external processes and, consequently, the organization, and to present improvement suggestions. This exploratory study adopts a qualitative and interpretative methodology, with a case study design, based on data collection through document analysis and semi-structured interviews with different employees, with different functions, who were, in some way, involved in the process of performance management and quality management. The results show that although all respondents recognize the importance of performance evaluation and management, there was only one evaluation exercise (in 2018), which presented several flaws, namely, the lack of feedback regarding the evaluation carried out and the lack of involvement of supervisors and employees of each department in the design of the indicators that incorporate the specifics of each department. Some suggestions for improvement include, among others, training the Human Resources Department so that it is able to design and implement a more robust performance management system; develop a more holistic performance management system; align strategic objectives with the company's mission, vision and values, align operational objectives with strategic objectives and define indicators, goals and initiatives in line with defined objectives; involve the people of the company in the definition of objectives and indicators; implement an alternative system (for example, 360o Assessment), to avoid partiality in the assessment; provide feedback on the evaluation to all employees subject to it, and, for this to happen, communication in the company should be improved; and act, based on the results of the assessment, linking them to a system of incentives. The suggestions for improvement given, if implemented, will certainly contribute to the implementation of a valid and useful performance management system at INARBEL, providing a considerable improvement in the company's performance.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30883
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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