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Title: O desafio da responsabilidade social corporativa sobre o desempenho financeiro: realidade empresarial portuguesa
Author: Carvalho, Cindy Durães de
Advisor: Madaleno, Mara Teresa da Silva
Keywords: Responsabilidade Social Corporativa
Desempenho financeiro
Portugal
Dados em painel
Variáveis binárias
Modelo Probit
Defense Date: 12-Feb-2021
Abstract: De acordo com a definição que a Comissão Europeia (2001) nos oferece, a Responsabilidade Social Corporativa traduz-se no conjunto de medidas que uma organização pode adotar, de forma a melhorar o bem-estar dos seus stakeholders e a promover o equilíbrio do desempenho económico, social e ambiental. A Teoria dos Stakeholders esclarece que esta tomada de decisão deve considerar todos os grupos de pessoas, pois só assim o benefício lhes será proporcional. Partindo desta premissa, pretendemos neste estudo deslindar as principais determinantes da Responsabilidade Social Corporativa em 63 empresas portuguesas. Para isso utilizamos dados em painel, retirados da base de dados SABI, por referência ao período compreendido entre 2008 e 2018, e recorremos ao modelo Probit. A amostra é constituída por 42 empresas que se encontram cotadas na bolsa de valores portuguesa, às quais acrescem 21 não cotadas. Verificamos que os resultados permitem a análise de nove variáveis; entre elas, somente a auditoria, o rácio de rotação do ativo, o rácio de endividamento, a dimensão, a idade e a autonomia financeira se mostram como estatisticamente positivas na implementação de práticas de Responsabilidade Social Corporativa. Apesar de os resultados não terem sido exatamente os que prevíamos, revelaram o impacto positivo de tais práticas. Consideramo-las, aliás, necessárias e uma realidade que as empresas devem procurar alcançar, até pelas mais-valias de capital que poderão representar. Acreditamos que ser socialmente responsável constitui uma prática essencial da qual todos nós beneficiamos, pois contribui para a melhoria da vida em comunidade e para a sustentabilidade ambiental.
According to the definition that European Commission (2001) as offered us, the Corporate Social Responsibility is a set of measures that an organization can adopt, in order to improve the well-being of its stakeholders and promote the balance of the economic, social and environmental performance. The Stakeholders theory clarifies that this decision making must take into consideration all groups of people, being the only way of having a proportional benefit. Based on this premise, in this study we intend to unravel the main determinants of the Corporate Social Responsibility in 63 Portuguese companies. In order to happen accomplish that we used panel data, withdrawn from the SABI data base, in the period comprehended between 2008 and 2018, applying the Probit model. The sample is composed by 42 companies that find themselves listed in the Portuguese stock exchange, and 21 that don’t. We can verify that the outcomes allow the analyses of nine variables, among them, only the audit, the asset rotation ratio, the debt ratio, the size, age and financial autonomy show themselves as statistically positive in the implementation of Corporate Social Responsibility practices. Despite the fact that the outcomes weren’t what we initially predicted, they revealed the positive impact of such practices. In fact, we consider them necessary and a reality that companies should pursue, even for the gains of capital that it might represent. We firmly believe that being socially responsible constitutes na essential practice of which all of us can benefit, for it contributes to life improvement in community and for environmental sustainability.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30805
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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