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http://hdl.handle.net/10773/30803
Title: | O potencial dos meios de comunicação online na melhoria do relacionamento em contexto municipal |
Author: | Silva, Cármen Dolores Ferreira |
Advisor: | Amorim, Marlene Castro |
Keywords: | E-government Administração pública eletrónica Meios de comunicação online Websites institucionais Redes sociais Administração pública local |
Defense Date: | 25-Jan-2021 |
Abstract: | A modernização constante, intensificada com o surgimento das Tecnologias de
Informação e Comunicação, levou, inevitavelmente, a uma evolução por parte
da Administração Pública, uma vez que esta necessita de acompanhar as
mudanças, a fim de poder entregar serviços de qualidade aos cidadãos. O
acesso à informação a um clique de distância da maioria das pessoas,
disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, tornou a sociedade mais
exigente, não só relativamente ao que lhe é concedido, mas também à forma
como os recursos lhes são facultados. Como resposta, por parte da
Administração Pública, a este novo desafio apresentado pela Sociedade de
Informação, surge o e-government. Este, caso seja bem implementado, pode
permitir melhorar a acessibilidade de todos à informação, bem como atuar ao
nível da melhoria do envolvimento do cidadão e do relacionamento deste com
as entidades públicas.
Inserido nesta temática surge o presente relatório, decorrente de um estágio
curricular realizado na Câmara Municipal de Oliveira de Frades, que para além
de descrever as atividades realizadas durante o referido estágio, enquadrando
-as e explicando a sua importância para o mestrado em estudo, também
aborda um estudo de caso. O trabalho realizado contribui para um maior
entendimento da importância que os meios de comunicação online podem
assumir na melhoria da qualidade dos serviços, nomeadamente ao nível da
melhoria da interação e, consequentemente, da relação das instituições
públicas com os cidadãos.
A metodologia utilizada foi mista (qualitativa e quantitativa), sendo que os
dados foram recolhidos através de um inquérito online, com base num
questionário, dirigido aos cidadãos, enquanto destinatários de Serviços
Públicos.
Dessa forma, conseguiu-se determinar o que motiva os cidadãos a visitarem
os websites institucionais ou a seguir as páginas dos Municípios nas Redes
Sociais, permitindo que a informação recolhida sirva de base para melhorar a
maneira como os meios de comunicação online podem ser utilizados pelos
Municípios, em particular o Município de Oliveira de Frades, de forma a
possibilitar assim uma maior satisfação por parte dos cidadãos e também uma
melhor relação com estes. The constant modernization, intensified with the emergence of Information and Communication Technologies, has inevitably led to an evolution from the Public Administration, since it needs to keep up with changes in order to be able to provide quality services to citizens. Access to information just a click away from most people, available anytime and anywhere, has made society more demanding, not only in terms of what is granted to them, but also in the way resources are provided to them. In response to this new challenge, presented by the Information Society, e-government appears. If well implemented, e government can improve the accessibility of all to information, as well as improving citizen involvement, and their relationship with public entities. Integrated in this theme comes the present report, resulting from a curricular internship that was held at Municipality of Oliveira de Frades, which in addition to describe the activities carried out during the internship, also intends to address a case study. The work done contributes to a greater understanding of the importance that online media can assume in improving the quality of services, namely in terms of improving interaction and, consequently, the relationship between public institutions and citizens. The methodology used was mixed (qualitative and quantitative), and the data were collected through an online survey, based on a questionnaire, addressed to citizens, as recipients of Public Services. In this way, it was possible to determinate what motivates citizens to visit the institutional websites and/or to follow the Municipalities’ pages on Social Networks, allowing the information collected to serve as a basis to improve the way online media can be used by the Municipalities, in particular the Municipality of Oliveira de Frades, so as to enable greater satisfaction from citizens and a better relationship with them. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30803 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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