Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30803
Title: O potencial dos meios de comunicação online na melhoria do relacionamento em contexto municipal
Author: Silva, Cármen Dolores Ferreira
Advisor: Amorim, Marlene Castro
Keywords: E-government
Administração pública eletrónica
Meios de comunicação online
Websites institucionais
Redes sociais
Administração pública local
Defense Date: 25-Jan-2021
Abstract: A modernização constante, intensificada com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, levou, inevitavelmente, a uma evolução por parte da Administração Pública, uma vez que esta necessita de acompanhar as mudanças, a fim de poder entregar serviços de qualidade aos cidadãos. O acesso à informação a um clique de distância da maioria das pessoas, disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, tornou a sociedade mais exigente, não só relativamente ao que lhe é concedido, mas também à forma como os recursos lhes são facultados. Como resposta, por parte da Administração Pública, a este novo desafio apresentado pela Sociedade de Informação, surge o e-government. Este, caso seja bem implementado, pode permitir melhorar a acessibilidade de todos à informação, bem como atuar ao nível da melhoria do envolvimento do cidadão e do relacionamento deste com as entidades públicas. Inserido nesta temática surge o presente relatório, decorrente de um estágio curricular realizado na Câmara Municipal de Oliveira de Frades, que para além de descrever as atividades realizadas durante o referido estágio, enquadrando -as e explicando a sua importância para o mestrado em estudo, também aborda um estudo de caso. O trabalho realizado contribui para um maior entendimento da importância que os meios de comunicação online podem assumir na melhoria da qualidade dos serviços, nomeadamente ao nível da melhoria da interação e, consequentemente, da relação das instituições públicas com os cidadãos. A metodologia utilizada foi mista (qualitativa e quantitativa), sendo que os dados foram recolhidos através de um inquérito online, com base num questionário, dirigido aos cidadãos, enquanto destinatários de Serviços Públicos. Dessa forma, conseguiu-se determinar o que motiva os cidadãos a visitarem os websites institucionais ou a seguir as páginas dos Municípios nas Redes Sociais, permitindo que a informação recolhida sirva de base para melhorar a maneira como os meios de comunicação online podem ser utilizados pelos Municípios, em particular o Município de Oliveira de Frades, de forma a possibilitar assim uma maior satisfação por parte dos cidadãos e também uma melhor relação com estes.
The constant modernization, intensified with the emergence of Information and Communication Technologies, has inevitably led to an evolution from the Public Administration, since it needs to keep up with changes in order to be able to provide quality services to citizens. Access to information just a click away from most people, available anytime and anywhere, has made society more demanding, not only in terms of what is granted to them, but also in the way resources are provided to them. In response to this new challenge, presented by the Information Society, e-government appears. If well implemented, e government can improve the accessibility of all to information, as well as improving citizen involvement, and their relationship with public entities. Integrated in this theme comes the present report, resulting from a curricular internship that was held at Municipality of Oliveira de Frades, which in addition to describe the activities carried out during the internship, also intends to address a case study. The work done contributes to a greater understanding of the importance that online media can assume in improving the quality of services, namely in terms of improving interaction and, consequently, the relationship between public institutions and citizens. The methodology used was mixed (qualitative and quantitative), and the data were collected through an online survey, based on a questionnaire, addressed to citizens, as recipients of Public Services. In this way, it was possible to determinate what motivates citizens to visit the institutional websites and/or to follow the Municipalities’ pages on Social Networks, allowing the information collected to serve as a basis to improve the way online media can be used by the Municipalities, in particular the Municipality of Oliveira de Frades, so as to enable greater satisfaction from citizens and a better relationship with them.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30803
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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