Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30736
Title: Time-Driven Activity Based Costing: aplicação à cirurgia de ambulatório das cataratas com criação de valor para o doente
Author: Pereira, Carla Sofia da Conceição
Advisor: Viegas, Miguel Lopes Batista
Varum, Celeste
Keywords: Saúde
Sistemas de custeio
Time-Driven Activity Based-Costing (TDABC)
Value-Based Health Care (VBHC)
Defense Date: 9-Feb-2021
Abstract: Como ficou bem patente no atual período de pandemia, a saúde emerge novamente como um setor fundamental para a sociedade. As necessidades são crescentes e ilimitadas. Em contrapartida os recursos são limitados. Com a pressão crescente da procura de cuidados de saúde, torna-se fundamental uma gestão cada vez mais eficiente do lado da oferta. Está neste momento em curso uma autêntica revolução ao nível da gestão dos cuidados de saúde. Rompendo com os métodos tradicionais assentes numa cultura de volume e quantidade, o Value Based Health Care (VBHC) propõe uma nova abordagem dos métodos de gestão centrados no doente com o objetivo de maximizar a qualidade, por cada euro gasto, nos cuidados de saúde. A operacionalização deste novo paradigma implica novos métodos de custeio em substituição dos métodos tradicionais. Atualmente a Contabilidade Analítica (CA) dos hospitais recorre ao Método das Seções Homogéneas (MSH) para apuramento dos custos. No entanto este método revela-se desatualizado e obsoleto. O Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), é hoje considerado como uma alternativa inovadora para corrigir as lacunas dos métodos de custeio tradicionais. Este método revela-se mais simples de construir e implementar, distinguindo-se dos anteriores por dar uma visão holística do hospital. No nosso trabalho, aplicámos esta nova metodologia à cirurgia de ambulatório das cataratas. Com este exercício, obtivemos um valor preciso do custo real do ato médico. Ao mesmo tempo, evidenciámos as vantagens do TDABC como instrumento de apoio à gestão hospitalar.
Como ficou bem patente no atual período de pandemia, a saúde emerge novamente como um setor fundamental para a sociedade. As necessidades são crescentes e ilimitadas. Em contrapartida os recursos são limitados. Com a pressão crescente da procura de cuidados de saúde, torna-se fundamental uma gestão cada vez mais eficiente do lado da oferta. Está neste momento em curso uma autêntica revolução ao nível da gestão dos cuidados de saúde. Rompendo com os métodos tradicionais assentes numa cultura de volume e quantidade, o Value Based Health Care (VBHC) propõe uma nova abordagem dos métodos de gestão centrados no doente com o objetivo de maximizar a qualidade, por cada euro gasto, nos cuidados de saúde. A operacionalização deste novo paradigma implica novos métodos de custeio em substituição dos métodos tradicionais. Atualmente a Contabilidade Analítica (CA) dos hospitais recorre ao Método das Seções Homogéneas (MSH) para apuramento dos custos. No entanto este método revela-se desatualizado e obsoleto. O Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), é hoje considerado como uma alternativa inovadora para corrigir as lacunas dos métodos de custeio tradicionais. Este método revela-se mais simples de construir e implementar, distinguindo-se dos anteriores por dar uma visão holística do hospital. No nosso trabalho, aplicámos esta nova metodologia à cirurgia de ambulatório das cataratas. Com este exercício, obtivemos um valor preciso do custo real do ato médico. Ao mesmo tempo, evidenciámos as vantagens do TDABC como instrumento de apoio à gestão hospitalar.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30736
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Carla_Pereira.pdf5.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.