Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30699
Title: Design de calçado em Portugal: contributos para o seu conhecimento entre os séculos XV e XXI
Author: Silva, Aurora Fernanda Guimarães Brochado e
Advisor: Barbosa, Helena
Keywords: História do design
Design de calçado
Indústria do calçado
Portugal
Felgueiras
Defense Date: 6-Mar-2020
Abstract: A história do design de calçado português representa um projeto secular materializador de programas, sentido de autoria e tecnologias. O caso de Felgueiras, onde a produção de calçado é expressiva tem permanecido com responsabilidades inerentes à prática do design de calçado. Enquanto área do saber traduz uma problemática pela alocação a outras disciplinas e enquadramentos dotando-o de extrema complexidade. Paralelamente, o designer de calçado acolhe um papel indefinido e pratica o seu exercício em regime de co-autoria. Entender o design de calçado sob o ponto de vista do design foi revelador de lacunas, os quais este estudo procurou minimizar e contribuir com um novo conhecimento e novas perspetivas. Procurou compreender as principais mudanças no espectro dos programas, das evidências técnicas e do papel do profissional que durante séculos concebeu e (re)produziu o calçado dando lugar ao exercício e aplicação do design numa prática cada vez mais consciencializada. O modelo triangular de Providência, a história do design e as metodologias da história geral e oral formaram os princípios metodológicos da investigação traduzidos na consulta bibliográfica e iconográfica sobre a temática em bibliotecas, bases de dados e repositórios institucionais, entrevistas a especialistas da área do calçado e ao conhecimento empírico da investigadora. A investigação principia no século XV e culmina no século XXI. Esclarece a definição e o conceito de calçado, aborda um sistema de ofício institucionalizado extinto com vista à implementação de um sistema de indústria, no qual o design e o designer se enquadram nos discursos institucionais do ‘calçado’. Por fim, analisa o caso de Felgueiras traduzido em competências desenvolvidas através do desempenho profissional de uma tradição histórica e relações estreitas estabelecidas dentro de uma teia industrial, onde convergem tecnologias, autores e programas. Compreender o design de calçado enquanto área do saber, os seus antecedentes e panorama atual em Portugal permitiu concluir um processo secular de tentativas internas e externas à atividade para a normalizar, regular, estruturar e organizar. O caso de Felgueiras traduzido em competências desenvolvidas através de uma tradição histórica e de relações estreitas estabelecidas dentro de uma teia industrial revelou deixar convergir o designer de calçado compreendido num sentido ajustado ao cliente, difusor de novos programas, adaptado a processos produtivos e às tecnologias disponíveis.
The history of Portuguese footwear design represents a secular project materializing programmes, sense of authorship and technologies. The case of Felgueiras, where footwear production is expressive, has remained with responsibilities inherent to the practice of shoe design. As an area of knowledge, it translates into a problem by its allocation to other subjects and frameworks, which endows it with extreme complexity. At the same time, the footwear designer takes on an undefined role and practices it co-authored. Understanding footwear design from a design point of view revealed gaps which this study sought to minimize and contribute to new knowledge and perspectives. It sought to understand the major changes in the spectrum of programmes, the technical evidence and the role of the professional who for centuries conceived and (re)produced footwear giving way to the exercise and application of design in an increasingly conscious practice. The triangular model proposed by Francisco Providência, the history of design and the methodologies of general and oral history formed the methodological principles of research translated into bibliographic and iconographic consultation on the subject in libraries, databases and institutional repositories, on footwear expert interviews and to the empirical knowledge of the researcher. Research begins in the fifteenth century and culminates in the twenty-first century. It clarifies the definition and concept of footwear, addresses an extinct institutionalized craft system with a view to implementing an industry system in which design and designer fit into the 'footwear' institutional speeches. Finally, it analyzes the case of Felgueiras translated into competences developed through the professional performance of a historical tradition and close relationships established within an industrial web, where technologies, authors and programmes converge. Understanding footwear design as an area of knowledge, its background and current panorama in Portugal has allowed us to conclude a secular process of internal and external attempts to normalize, regulate, structure and organize it. The Felgueiras case translated into skills, developed through a historical tradition and close relationships established within an industrial web, revealed that the footwear designer understood converge in a customer-adjusted sense, diffuser of new programmes, adapted to production processes and available technologies.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30699
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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