Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30660
Title: Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
Author: Cunha, Ana Filipa Maia
Advisor: Silva, Telmo Eduardo Miranda Castelão da
Oliveira, Rita Alexandra Silva
Keywords: Televisão interativa
Segundo ecrã
Cupões
Notificações
Usabilidade
Experiência de utilizador
Conteúdo televisivo
Defense Date: 19-Jun-2020
Abstract: O aparecimento das tecnologias, nomeadamente aplicações para dispositivos móveis tem facilitado, em diversos aspetos, o quotidiano das pessoas. Face a isto, diversos setores do mercado fazem questão de acompanhar esta evolução e garantir que os seus clientes acedam a produtos, informações e suas vantagens à distância de um clique. Esta dissertação incide nas funcionalidades e características essenciais para uma aplicação móvel de disponibilização de descontos direcionada para qualquer indivíduo com mais de dezoito anos. A investigadora em conjunto com a equipa Smartly e a alticeLabs conceptualizaram e desenvolveram uma aplicação móvel com esse objetivo. Concluído o protótipo da aplicação e, com o propósito de priorizar as necessidades reais dos consumidores, foram realizados testes de usabilidade e experiência de utilizador com vinte e três indivíduos. Primeiramente, foi feito um inquérito de hábitos de consumo de televisão, dispositivos móveis e cupões de desconto. De seguida, e após a interação com a aplicação, foi realizado um inquérito de avaliação da mesma e, para terminar, uma entrevista para obter informações mais detalhadas. Esta fase, permitiu avaliar a pertinência da utilização de aplicações de cupões de desconto assim como, perceber se o produto desenvolvido obedece às expetativas dos utilizadores. Em suma, o objetivo deste projeto foi compreender a importância dos elementos visuais, funcionais e de interação que devem fazer parte de uma aplicação móvel de disponibilização de descontos, de modo a destacar a sua experiência de utilização por parte dos seus utilizadores.
Technology emergence, in particular apps for mobile devices have facilitated, in various aspects, people’s everyday life. This being so, several market sectors insist on following this evolution and guarantee that their clientes access all the products, informations and benefits at a click’s distance. This dissertation focuses on essential funcionalities and characteristics for a mobile app that provides discounts for any user over 18 years old. The investigator, along with team Smartly and alticeLabs conceptualized and developed a mobile app for that purpose. Completed the app’s prototype and, with the purpose of prioritizing the consumer’s real needs, usability and user experience tests were made with twenty three individuals. Firstly, a survey was made for the television’s , mobile devices’ and discount coupons’ consumer habits. Thereafter, and after interacting with the app, a survey was made to evaluate it, followed by an interview to obtain more detailed information. This phase allowed to evaluate the applicability of discount coupon’s apps relevance, as well as understand if the developed product follows the user’s expectations. In conclusion, this project’s goal was to comprehend the importance of visual, functional and interaction elements that should be a part of a mobile app that provides discounts in order to highlight it’s use experience by the users.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30660
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Cunha.pdf7.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.